Vocês já notaram quantas diferentes tribos de adoradores há na comunidade que você frequenta? Tentarei caracterizar algumas…
Tribo Mexe-mexe
Existe um grupo que gosta muito mais de músicas agitadas, mas eles não param por aí. Seu gosto é tão grande por esse gênero musical que até mesmo nos hinos mais clássicos estas pessoas conseguem bater as palmas e balançar seus corpos ao ritmo da música. Geralmente este grupo não importa que as pessoas ao seu lado fiquem observando seus movimentos.
Tribo Eterno Hino
Este é um grupo em extinção. Era mais comum encontrarmos pessoa que se irritavam com “novos” instrumentos musicais, em especial a bateria. Alguns já reconheceram que a presença da percussão na igreja não é algo satânico. Não é mais tão comum ouvirmos suas reclamações dominicais sobre o momento musical do culto; essa tribo geralmente congrega somente entre si. Os homens deste grupo gostam de cantar em um tom bem baixo, enquanto as mulheres, no mais alto possível.
Tribo Atenção Total
Este grupo é composto por pessoas que ao invés de cantar em alta voz, fecham seus olhos, se concentram nas letras das músicas e somente as cantam depois de fazer das canções suas próprias orações. Às vezes, há partidários desta tribo que repetem incontáveis vezes a palavra “amém”, geralmente em volume baixo ou mesmo mudo.
Tribo “Eu Clamo Sim!”
Clamar não é necessariamente gritar. Gritar e cantar também são coisas diferentes. É preciso notar a harmonia e tom da sincronia dos instrumentos para colocar a voz de forma correta. Alguns ignoram este fato e querem demonstrar sua vigorosa crença em Deus através da máxima vibração de suas cordas vocais. Geralmente são pessoas que não se envergonham em errar e pensam que são excelentes cantores. Um alto volume de voz não significa excelência musical. Estes muitas vezes nem sabem que estão atrapalhando os outros irmãos de louvar a Deus.
Tribo Tô Nem Aí
Este grupo tem duas caras. A primeira é composta por aqueles que vão ao culto somente para o tempo da pregação da Palavra. A outra cara não quer nem cantar, nem ouvir a pregação. Geralmente são pessoas que acompanham os pais ou alguém à igreja, ou estão lá porque possui interesses alheios ao de cultuar a Deus (ex.: namoro, saída para algum lugar, amizade), mas de fato prefeririam estar em outro lugar. Ambos segmentos da mesmo tribo possui um sério vício: sempre chegam atrasados ao culto.
Tribo “Mais Popular, Babão!”
As pessoas desta tribo são geralmente muito musicais. Elas acham que MPB ou Bossa Nova é um estilo genial e deveria ser a base musical das igrejas brasileiras. Eles têm um ótimo senso crítico, entretanto gostam de se expressar exacerbadamente sobre isso, muitas vezes de forma errada.
Tribo Lenga-lenga
As pessoas desta tribo não gostam de cantar. Observam as pessoas durante todo o tempo de culto e comentam sobre tudo e todos com as pessoas ao seu lado, as quais fazem parte da mesma tribo. Observem que quando o dirigente musical pede para elas se levantarem para alguma canção, elas sempre são as últimas. Peculiaridade é que muitos membros deste grupo mascam chiclete durante o culto.
Tribo Adoração (ou louvor)
Atualmente, uma das maiores tribos. As pessoas deste grupo se importam muito mais com o momento musical do culto do que com a mensagem. Para elas, a música deveria se estender até a congregação perder sua voz. Gostam de erguer os braços, gritar aleluia e acompanhar a letra da música literalmente: abraçam os irmãos, choram, ajoelham-se e pulam, tudo conforme a própria letra diz. Um problema encontrado neste grupo é que quando questionados sobre o significado de alguma parte da canção, eles não sabem o que significavam e muitas vezes não se importam com isso. Infelizmente, este praga se alastrou por várias outras tribos.
Desculpem-me pela falta de criatividade quanto aos nomes das tribos. O fato é que eu poderia ficar identificando muitos grupos e você certamente identificaria algumas pessoas de sua congregação que se encaixariam em uma das tribo acima. Pode ser que você mesmo se encaixe!
Jesus nos deixou muito claramente quem é o adorador que o Pai quer… Ele é da Tribo que Deus busca: …os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Jo 4.23 (NVI)
