É indubitável que todos nós somos pecadores (Rm 5.12). O único homem que pisou neste planeta e não pecou foi Jesus (Hb 4.15). Não devemos deixar de viver porque somos potências malígnas, ou seja, pessoas com magnífico potencial de “pisar na bola”, fazer o que Satanás deseja.
Há séculos o cristão é representado por alguns diferentes símbolos. A cruz é a mais conhecida de todas. Entretanto, o peixe (Ichthys – peixe em grego) tem feito parte da vida de todos aqueles que dirigem seus carros e caminhões e pilotam suas motos. Dificilmente alguém que deixa sua garagem ou estacionamento não percebe que na traseira de um carro há um símbolo em forma de peixe.
O peixe tem sido o adorno de vários porta-malas. É muito raro eu sair de carro e não ver o símbolo colado ao lado da placa ou abaixo do nome do veículo. Vejo-os sempre… Em carros que ultrapassam sinais vermelhos, ultrapassam a faixa contínua, em alta velocidade, trafegam pelo acostamento, não usam a seta…
Eu também cometo erros (leia-se pecados) ao dirigir, mas evito-os ao máximo com a consciência de que se a lei do homem não conflita com a Lei de Deus, eu não devo desobedecê-la. Mais do que isso, estar consciente dos propósitos dessas leis: evitar o caos e poupar a vida.
Paulo nos ensina:
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho (Rm 13.1-6).
Você é alguém que tem muitos problemas ao dirigir? Como você avalia seu testemunho enquanto dirige ou pilota?
Como eu disse, dificilmente ficaremos sem pecar, mas é nosso dever buscar a santidade que Ele almeja em nós. Se em seu carro você possui o Ichthys, lembre-se que dezenas ou centenas de outros condutores terão a oportunidade de vê-lo dirigir da forma que expressa seu amor por Deus (obediência).
Espero que o símbolo colado na traseira (ou vidros) de seu carro reflita o caráter de Deus enquanto você dirige.
Tags: Hebreus Identidade Romanos
