Quantas vezes você já escutou pessoas dizerem: “eu tenho minha forma pessoal de comunhão com Deus, não preciso ir à igreja” ou “eu aprendo mais lendo minha Bíblia em casa do que quando vou à igreja”. Melhor do que questionar a veracidade empírica dessas pessoas é mostrar que a Palavra de Deus não dá espaço para não comungarmos com nossos irmãos em Cristo.
Calvino utiliza a passagem de Romanos 1.11-12 como prova irrefutável de que os crentes são indesculpáveis de não irem comungar nas igrejas com seus irmãos: Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.
Para conseguirmos compartilhar algo precisamos da presença da pessoa com a qual iremos compartilhar. Isso tem o propósito de fortalecimento e encorajamento.
Nenhum irmão em Cristo ganha mais (é mais edificado) quando fica longe dos outros irmãos, da comunidade cristã, do corpo de Cristo. São inúmeras as razões, os porquês pessoas não querem ir à igreja. No entanto, nenhuma delas condiz com as propostas de Deus para que os irmãos vivam em comunhão: Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! (Sl 133.1)
Não deixe de congregar em uma igreja (sadia). Não será somente você quem ganhará algo com isso, mas todos aqueles que compartilharão seus dons espirituais contigo.
Tags: Comunhão Igreja
