Tenho lido muitos livros destinados aos pais e jovens crentes em Jesus Cristo sobre o assunto namoro. Tenho visto excelentes idéias de diferentes autores sobre o assunto. Alguns livros, a meu ver, são mais gostosos de ler por causa da forma que o autor, às vezes autores, decidiu ou decidiram escrever. Em essência, os livros têm uma boa didática e apresentação do tema.
Apesar de tanta literatura disponível, mesmo na língua portuguesa, tenho notado que cristãos não têm tido um namoro que Deus consideraria saudável. Sei que é perigoso usar a palavra “saudável” e dizer em nome de Deus dessa forma, especialmente porque não é um assunto tratado de forma direta e tampouco prática na Bíblia. Ainda assim, a Palavra de Deus carrega princípios claros que todo cristão deveria se atentar e praticar, inclusive no namoro.
Alguns fatos e questionamentos me levam a pensar que o namoro cristão deveria ser repensado, pelo menos o namoro que vejo em grandes cidades brasileiras.
- Por que há tanto sexo premarital?
- Por que quando um relacionamento de namoro termina não há mais amizade entre os que antes foram tão próximos?
- Será que o beijo da forma como os casais têm praticado não escancara a porta para avançar o relacionamento e extravazar os limites de um namoro saudável?
Essas são algumas das poucos perguntas que eu faço para questionar o atual conceito de namoro cristão. Na verdade, não são as perguntas que me fazem questionar, mas as respostas delas. Convido você leitor, a pensar mais sobre isso, e levar adiante isso à sua igreja ou grupo de discussão.
Tags: Mundo Namoro Pós-Modernismo Sexo
