Afastem-se de toda forma de mal (1Ts 5.22)
Os cristãos devem ter em mente que não é suficiente evitar o que é mal. Devem evitar também tudo aquilo que tem a aparência de mal.
É claro que a “aparência de mal” é muito subjetiva, mas o cristão experiente sabe o que é isso e da necessidade existente em evitar práticas que outros podem entender como reprovada por Deus.
Uma questão prática
Um de meus professores evita dar carona para mulheres quando sozinho. Qual o pecado em dar carona para alguém do gênero oposto? Obviamente não há pecado nisso. A questão, no contexto que estamos tratando aqui, é o olhar daqueles que veem tal cena.
Ele me disse que certa vez “foi obrigado” a dar carona. Era um dia de muita chuva e “teve” de oferecer carona para uma mulher (moça) até seu destino final, que estava em seu caminho. Ao acolher a moça, ele ligou para sua esposa, disse que estava dando carona para tal pessoa até tal lugar e que seu percurso demoraria tantos minutos até estar em sua casa. Sua atitude envolveu um pleno entendimento sobre o que é evitar o mal.
Sei que para alguns isso pode soar como exagero. Particularmente não acho e prefiro chamar de zelo e atenção à palavra de Deus bem como ter o correto entendimento do poder pecaminoso do coração do homem.
A pergunta abaixo nos ajuda a lembrarmos do princípio ético ensinado nas Escrituras:
O que quero fazer,
poderá ter aparência de mal?
>> Conheça outros princípios éticos (clique).
Tags: 1Coríntios Princípios Éticos
