O esporte conquistou o mundo de uma forma originalmente inimaginável. Uma olimpíada é vista por bilhões de pessoas. Uma copa do mundo para o Brasil é motivo de férias e festas coletivas. Uma final de futebol americano (NFL) nos EUA deixa todos “doentes.” Uma final do brasileirão deixa os brasileiros agitados e de folga de seus empregos.
Quando jogadores de basquete enfrentam uma final não é diferente. Seus corações batem mais forte. Alguns sentem a pressão mais do que outros. Alguns precisam se concentrar mais, pois sabem que depois da final não haverá uma segunda chance. Dias antes de acontecer tal jogo, a ansiedade ou preocupação tomam conta de alguns jogadores.
Infelizmente, eu diria, essa não é a mesma sensação que o cristão sente em relação ao certo retorno de Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que Ele voltará, primeiro para levar todos aqueles que creram em seu sacrifício e sete anos depois, para reinar sobre a terra soberanamente. A Palavra de Deus faz uma analogia com um ladrão:
Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor (Mt 24.43).
Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada. Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam (Lc 12.39-40).
Não vivemos nossa vida na expectativa da iminente volta de Jesus Cristo. Quando isso acontecer, alguns dirão: “eu sabia!” Mas perderão o bonde… “Porque não fui?” Viveram uma falsa fé… “E agora?” Então sofrerão as consequências da incredulidade.
Quando estamos ansiosos pela final de um torneio, pensamos no jogo várias vezes. O que posso fazer para dar o meu melhor? Deveríamos pensar no retorno de Cristo com o mesmo incentivo. Visto que Ele voltará, o que posso fazer de melhor? Como devo gastar meu tempo? A volta de Cristo deveria incentivar todo cristão a fazer discípulos de todas as nações com prudência e urgência.
Não perca sua chance de descobrir hoje qual a relação de Jesus Cristo e sua vida; disso depende sua vida eterna!
Tags: Analogia Basquetebol Escatologia Esporte Iminência Lucas Mateus Urgência Volta de Cristo
