Este breve guia tem o objetivo de lhe ajudar a identificar pecados e fraquezas que existem em sua vida. É desejo do próprio Deus que todo homem e mulher, de qualquer lugar e idade, reconheçam seus erros baseados na Bíblia e os confessem diante dEle.
Reflita nos textos abaixo e ore a Deus para que lhe ajude neste processo. Sejamos santos, porque Ele é santo! (Lv 19.2; 1Pe 1.16)
- Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! (Sl 19:12)
- Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Sl 139:23-24)
- Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (1Jo 1.9)
O procedimento deste guia é fácil e simples. Ao ler e compreender a existência de algum pecado abaixo descrito…
- Confesse imediatamente a Deus;
- Comprometa-se com Ele de não buscar prazer fora da Sua vontade;
- Clame [peça com intensidade] por ajuda e mostre-se disposto a mudar;
- Agradeça a Deus pelos pecados que você não tem cometido e peça a Ele que o ajude a se manter atento e fiel.
Faça sua auto-análise nas afirmações abaixo:
SOBERBA (orgulho, arrogância, presunção) – Tenho um grande desejo pelo sucesso pessoal, posição de destaque, reconhecimento pela minha postura fina e elegante, talentos e capacidades. Não é raro eu pensar que sou a pessoa mais importante em minha família, classe ou trabalho. Gosto muito de ser elogiado e busco sempre reconhecimento do que faço. Gosto de ser diferente para que eu seja notado. Em geral, considero minhas ideias melhores do que a dos outros. Em conversas, tenho prazer em contar histórias que chamam a atenção sobre mim.
TEIMOSIA (obstinação, persistência, birra, cisma) – Constantemente eu quero contrariar ideias e pensamentos. Gosto de ganhar discussões. Quando quero alguma coisa, é muito difícil eu abrir mão. Uso expressões que comunicam aborrecimento e impaciência. Ofendo-me facilmente. Jogo sempre na defensiva e opto pela vingança quando derrubado.
IMPUREZA (imoralidade, impudícia) – Com grande frequência eu penso em sexo. Alimento pensamentos indevidos e dou asas à fantasia. Noto com demasiada atenção a beleza de homens e/ou mulheres. Relaciono-me com pessoas além do devido, seja no trabalho, faculdade, escola ou até mesmo virtualmente. Meus olhos não desprezam a sensualidade. Acesso pornografia na internet e vejo revistas de conteúdo erótico. Os primeiros lugares que meus olhos enxergam em um homem ou mulher, são suas partes íntimas. Uso roupas que chamam à atenção para meu corpo e gosto de despertar o desejo nos outros.
MENTIRA – Tenho o hábito de contar metade das histórias e dizer somente as partes que são convenientes. Costumo encobrir a verdade e esconder meus próprios erros. Esforço-me por causar uma boa impressão que não é compatível com a verdade. Sugiro ideias que eu não acredito funcionarem. Negocio produtos e mercadorias baratas como se fossem de qualidade. Uso de falsa modéstia e sou hipócrita.
TEMOR HUMANO– Fujo de repreensões e deveres. Tenho um medo doentio diante de qualquer possibilidade de sofrimento. Deixo-me paralisar diante de pessoas mais capazes e influentes do que eu. Tenho a tendência de acomodar-me às circunstâncias erradas para evitar confrontos. Faço e digo coisas visando impressionar os outros. Tenho uma demasiada preocupação em agradar a todos.
INVEJA (ciúme) – Desejo desenfreadamente as coisas de meus amigos e familiares. Rebaixo as qualidades e exalto as limitações das pessoas. Imagino-me constantemente no lugar de famosos. Sinto que meus bens nunca são bons suficientes. Dificilmente sou uma pessoa grata pelo que tenho. Sou frio e crítico perante pessoas que têm opiniões diferentes da minha e não suporto a ideia de perder uma disputa.
AVAREZA (mesquinhez, sovinice)– Sou generoso para alimentar meu ego. Não oferto à igreja. Busco relacionar-me com pessoas ricas para beneficiar-me de seus bens. Penso constantemente em ser milionário. Minha paz se baseia na minha estabilidade financeira. Percebo que meu salário nunca é suficiente.
INCREDULIDADE (descrença, dúvida)– Fico desanimado em tempos de muita tarefa e oposição. Falta-me confiança em Deus. Tenho a tendência de me preocupar facilmente. Tenho medo de enfrentar as dificuldades da vida e perder o pouco que já tenho. Não confio na provisão de Deus. Tenho muitas dúvidas diante da Palavra de Deus.
FALTA DE VIVACIDADE ESPIRITUAL – Não tenho alegria em Deus. Tenho pouca ou nenhuma vontade de ler a Bíblia, frequentar um grupo pequeno, ir à escola bíblica e especialmente me relacionar com outros crentes. Não oro a Deus e escondo meus pecados de tudo e todos. Não me importo com a condição das pessoas não salvas. Gosto de criticar a forma da igreja conduzir o culto e acho todos na igreja hipócritas.
OMISSÃO – Conheço o bem que devo fazer, mas não o faço. Conheço os mandamentos, mas não os guardo. Não retribuo honra e direitos do próximo. Não compartilho o evangelho de Jesus. Não manifesto gratidão a Deus. Sou cômodo e para mim tudo está bom como está. Tenho atitudes covardes e preguiçosas. Não me compadeço do pobre e necessitado. Evito pessoas que podem me pedir alguma ajuda.
IDOLATRIA – Coloco a minha segurança quanto ao futuro em coisas e pessoas mas não em Deus. Sou um consumista. Busco fazer com que Deus sempre faça as minhas vontades, nem que para isso eu faça promessas. Acredito ser o meu caminho melhor e mais viável do que o de Deus. Acredito haver alguém ou alguma coisa tão ou mais poderoso do que Deus. Cultivo talismãs [coisas que acredito trazerem sorte].
DIFAMAÇÃO (maledicência, fofoca) – Sinto-me à vontade em conversar sobre a vida dos outros. Faço comentários negativos sobre a conduta e caráter de outros sem que isto tenha qualquer contribuição para minha ou a vida de alguém. Não tenho receio ao falar sobre alguém ausente. Revelo segredos de quem me confidenciou algo pessoal. Uso expressões duras e hostis com os que me ofendem.
IRA (cólera, furor, ódio) – Sou uma pessoa explosiva. Normalmente não me importo se minhas palavras ou atitudes ferem os outros. O que tenho para dizer, digo sem medir as consequências. Desenvolvo facilmente um sentimento desejoso de vingança contra os outros pelos motivos mais banais possíveis. Desejo a morte ou o sofrimento de alguém. Levanto minha voz facilmente quando sou contrariado. Irrito-me facilmente no trânsito.
DESCONTROLE – Não tenho domínio próprio para comer ou beber. Frequentemente passo mal pelos excessos que cometo na comida ou na bebida. Sou viciado em algo. Como muito doces e tomo refrigerante compulsivamente. Se vou a um rodízio, fico até não aguentar mais. Exagero é uma marca notória em minha vida.
AMARGURA – Fico facilmente magoado com os outros. Guardo e alimento o rancor por pessoas em meu coração. Nego-me a perdoar quem me ofende. Fico constantemente mau-humorado me lembrando de ofensas recebidas com um desejo de vingança em meu coração. Ofendo-me facilmente e faço questão de expressar em meu rosto minha indignação e amargura aos que não me tratam como eu quero.
Lembrar que para viver em pureza é necessário manter uma disposição voluntária à obediência, uma atitude persistente de vigilância e uma reação imediata de fuga do pecado e de situações que podem incentivar o pecado. A comunhão diária com o Senhor Jesus Cristo através do aprendizado da Sua palavra e da oração devem ser práticas habituais por serem vitais para os que buscam agradar a Deus. A auto-sondagem, confissão de pecados e reparação de eventuais erros cometidos também devem fazer parte da rotina dos que querem ter vidas limpas para a glória de Deus.
Seja honesto e responda (para você mesmo e para o Senhor):
- Você quer viver em obediência a Deus, custe o que custar?
- Você está disposto a reparar seus erros e ofensas na medida em que forem identificados, mesmo que isso o exponha a situações vergonhosas?
- Você está disposto a abrir mão do que quer que seja caso haja reprovação do Senhor?
… Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. 1Sm 15:22
Baseado no Guia de Confissão da IBCU
Tags: Confissão Dica Lista Pecado
