Por Steve Viars
Trecho retirado do artigo “Como Lidar Biblicamente com o Passado” (Conexão Conselho Bíblico).
Conquanto o mundo ao nosso redor erre em dizer que “o passado é tudo”, a Igreja não deve assumir a posição de que o “passado é nada”. A Palavra de Deus revela-nos com clareza que o passado de uma pessoa pode afetar profundamente seu presente e futuro. A Bíblia usa, no mínimo, três maneiras para nos esclarecer acerca do passado.
Primeiro, a Bíblia fala por meio de afirmações diretas. Gálatas 6.7 diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.
Segundo, a Palavra de Deus revela por meio de princípios claros que o passado de uma pessoa pode afetar seu futuro. O livro de Provérbios, por exemplo, argumenta repetidamente que se uma pessoa fizer “tal coisa” agora (no presente, que mais adiante será o seu passado), “tal coisa” acontecerá no futuro. “Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão, mas a adúltera anda à caça de vida preciosa.” (Pv 6.26)
Por último, a Bíblia fala do passado por meio de narrativas. As várias narrativas que encontramos nas Escrituras permitem ter uma visão panorâmica da vida de personagens bíblicos e perceber como as escolhas e ações do passado afetam o futuro.
Sem dúvida, a Palavra de Deus ensina que o passado de uma pessoa afeta o seu presente e futuro. Não podemos chegar a conclusões semelhantes às do mundo ao nosso redor, mas também não devemos ignorar a importância do passado e suas implicações para o processo de santificação.
Tags: Culpa História Perdão Steve Viars
