Por Paul Tripp
Já investi milhares de horas no aconselhamento de pessoas presas em relacionamentos paralisados. Nem sempre se trata de marido e esposa naquele casamento que não deu certo; duas pessoas quaisquer, em qualquer tipo de relacionamento, podem descobrir que estão presas em um relacionamento paralisado.
Será que você está preso em algum relacionamento que perdeu a paixão? Não estou falando apenas do romantismo conjugal. Um pai e um filho que antes adoravam um ao outro podem viver agora em tensão hostil. Dois irmãos que amavam um ao outro durante seus primeiros anos podem estar agora separados pelo ódio. Colegas de trabalho ou vizinhos que costumavam se dar bem com muita facilidade podem ter dificuldade agora para manter uma conversa que não acabe em discussão.
Eu diria que todos os leitores deste artigo seriam capazes de identificar entre seus relacionamentos pelo menos um que não está sendo tão gratificante quanto poderia ser. Mas ainda que você tenha um bom histórico de relacionamentos, não abandone a leitura deste texto. Você pode ser usado por Deus como um instrumento na reconciliação de outras pessoas.
Para começar, vamos olhar para 10 sinais típicos de um relacionamento que não está dando certo.
- Você reluta para ser íntimo da outra pessoa? (Não aplique isso apenas à vida sexual de marido e mulher; a intimidade pode ser definida como “proximidade”)
- Você reluta – ou sente medo – na hora de falar sobre assuntos importantes com a outra pessoa?
- Você usa palavras como armas para ferir e destruir em vez de usar palavras para edificar e transmitir graça? (Efésios 4.29)
- Você investe mais tempo para criticar o comportamento da outra pessoa do que para refletir sobre as motivações do seu coração?
- Você tem lutas contínuas com solucionar problemas e resolver conflitos?
- Você já desejou – mesmo que apenas por um momento – nunca ter conhecido (ou tido em seus relacionamentos) aquela pessoa?
- Você reluta em servir a outra pessoa ou perdeu a alegria que antes você tinha em servir aquela pessoa?
- Você se descobre revivendo com espírito raivoso as conversas e interações tidas com a outra pessoa?
- Você se faz de ocupado para não ter de interagir com a outra pessoa? (Em outras palavras, você procurar desculpas que lhe permitam evitar a pessoa?)
- De modo geral, você diria que a qualidade de seu relacionamento é pior agora do que era ____ meses / anos atrás?
Seis passos
Todos os relacionamentos passam por conflitos em algum momento. Afinal, você – um pecador – vive ao lado de outros pecadores em um mundo caído. Isso é confusão na certa!
Quero apresentar-lhe, portanto, um processo bíblico de 6 etapas para transformar um relacionamento. Antes de eu dizer quais são os passos, você precisa saber três coisas sobre este processo.
- A ordem desses passos é fundamental para o processo de mudança.
- Não passar para a etapa seguinte até que a etapa em andamento esteja completa.
- Mudança é um processo, não um evento. Esse processo pode levar meses – até anos. Não o apresse.
>> Continue a leitura em Conexão Conselho Bíblico
Tags: Paul Tripp Relacionamentos
