Este é o tema de um dos capítulos de livro A Vida é Como a Neblina, de John Piper, publicado pela Editora Mundo Cristão.
Nessa inspiradora meditação, o autor alerta para as conseqüências destruidoras que a ira não dominada pode trazer. Relacionamentos e casamentos são destruídos por causa da ira não tratada. Considere estas exortações bíblicas:
“Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tg 1.19,20). “Longe de vós, toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia” (Ef 4.31).
Somos desafiados e capacitados por Deus a abandonarmos a ira, e não somente a controlarmos as suas manifestações. Esta é uma das maiores batalhas da nossa vida.
Ao longo desta semana, estude estes textos e adicione estas armas ao seu arsenal contra a ira:
- Considere sobre o direito de Cristo se irar, pelo que ele suportou a Cruz, em um exemplo de resignação (1 Pe 2.21).
- Considere sobre o quanto você tem perdoado e quanta misericórdia tem demonstrado (Ef 4.32).
- Considere sobre seus pecados e retire a trave dos olhos (Mt 7.3-5).
- Considere sobre como a ira armazenada dá lugar ao Diabo (Ef 4.26,27).
- Considere os numerosos efeitos negativos da ira para aquele que está irado: prejuízo espiritual, mental, físico e relacional (Pv 3.7,8).
- Confesse seu pecado de ira para algum amigo de confiança, e, se possível, para o ofensor (Tg 5.16).
- Deixe que a ira seja a chave que abre a masmorra do orgulho e da autopiedade em seu coração e substitua-os pelo amor (1 Co 13.4-7).
- Lembre-se que Deus está trabalhando em todas as circunstâncias frustrantes para seu bem, à medida que você confia em sua futura graça (Rm 8.28; Tg 1.2-4).
- Lembre-se que Deus julgará sua causa e ajustará as contas melhor do que você faria (Rm 12.19; 1 Pe 2.23).
Bom proveito!
Tags: Ira John Piper
