É interessante perceber como as pessoas possuem prioridades diferentes umas das outras. Alguns estariam dispostos a faltar ao trabalho para assistir a um bom jogo de futebol, enquanto outros abandonam a própria família por causa do trabalho. Uns dão pouca atenção aos seus bens materiais e estão dispostos a repartí-los com aqueles que precisam, enquanto outros chegam a abrir mão da própria integridade para conseguir mais e mais dinheiro. Mas e você? Quais são as suas prioridades?
A Palavra de Deus nos orienta a sermos sábios na escolha de nossas prioridades:
Efésios 5.15-21: 15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. 17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 21 Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo.
Paulo fala sobre a importância da sabedoria para alcançarmos um estilo de vida transformado, que agrada e glorifica a Deus. Ele nos mostra que uma vida com sabedoria conduz o cristão às prioridades corretas.
Vamos fazer um pequeno teste: Você é sábio? Então, como você responderia a estas perguntas:
1. O que ocupa o seu tempo? (vv. 15, 16)
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, 16 aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Paulo nos chama a atenção para a maneira pela qual vivemos. “Vejam como vocês andam!” “Não sejam insensatos, mas vivam como sábios!” Mas como é viver de forma sábia? A resposta é: remindo o tempo! A palavra “remir”, literalmente, significa “tirar, levar para fora do mercado”. A idéia é que eu liberto alguma coisa do poder de outra pessoa por meio do pagamento de um preço. Eu devo libertar o meu tempo, porque os dias são maus. Vivemos num mundo em que o pecado opera na vida das pessoas, e no qual o próprio estilo de vida comum dificulta a vida com Deus.
O mundo à sua volta quer consumir o seu tempo. Você terá que trabalhar desde manhã cedo até tarde da noite. Você terá academia, curso de inglês, faculdade, lazer, TV, etc. Compromissos e mais compromissos. E este estilo de vida destes dias maus em que vivemos irá pressioná-lo para afastá-lo de Deus e para que você viva uma vida cristã omissa. Por isso a Bíblia diz: “liberte o seu tempo”! Aproveite as oportunidades! Em outras palavras: “Viva com sabedoria!”, pois aproveitar bem o seu tempo para buscar e servir a Deus é o que mais sábio você pode fazer com o seu tempo.
Você costuma separar tempo para ler a Bíblia diariamente? Orar? Servir na igreja? Evangelizar e demonstrar amor?
2. O que ocupa sua mente? (v. 17)
17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
A primeira lição que este texto nos traz é que aquele que não busca e compreender a vontade de Deus é um insensato, ou seja, alguém que não tem sabedoria. E a carta aos efésios nos alerta justamente para esta atitude das pessoas que não conhecem a Deus: elas ignoram a vontade divina e seguem os seus próprios pensamentos.
Se devo usar meu tempo com sabedoria, como poderia fazer isso? Paulo responde a esta pergunta no versículo 17: “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. Um uso sábio do tempo é dedicar tempo para procurar compreender qual é vontade de Deus. O que Ele espera de mim? Como posso agradá-lO? A palavra “compreender” usada no texto significa, literalmente, “seguir juntos”, e transmite a idéia de “uma coisa que corresponde à outra”. Sabe quando você conta alguma coisa para alguém e depois você percebe que ela não entendeu nada? Aquilo que você disse não corresponde ao que ela entendeu. Em outras palavras, isso significa que os nossos pensamentos devem corresponder com aquilo que Deus quer. Esse é o significado de “compreender a vontade do Senhor”.
A Bíblia nos mostra que o processo de transformação que Deus estabeleceu envolve a renovação da nossa mente (Ef 4.22-24; Rm 12.2). Não basta apenas mudar o exterior, é preciso mudar o coração e isso envolve, também, a mudança dos nossos pensamentos e crenças. Por isso é falta de sabedoria não buscar a vontade de Deus, pois só começaremos a ter uma vida santa quando buscarmos compreender a vontade de Deus e a pensar como Deus pensa.
3. O que controla sua vida? (vv. 18-21)
18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
Paulo inicia afirmando que o cristão não deve se deixar controlar pelo vinho. Quando alguém fica bêbado acaba perdendo o controle normal que teria sobre si mesmo caso estivesse sóbrio. O resultado disso, é que uma pessoa bêbeda faz coisas erradas, das quais irá se arrepender depois. Portanto, não deve ser o álcool que deve nos dominar.
Ao invés disso, devemos nos deixar controlar pelo Espírito Santo. Quando o álcool nos controla, somos conduzidos a pecar, mas quando é o Espírito que nos domina, somos conduzidos para longe do pecado, ou seja, à santidade.
Mas creio que o problema não é apenas o álcool, mas qualquer outra coisa que controle a nossa vida a ponto de nos afastar de sermos controlados pelo Espírito. Qualquer outra coisa que nos controle, que não seja o Espírito, irá nos levar ao pecado.
De acordo com o texto, quando o Espírito Santo controla nossa vida, isso se manifesta de várias formas. Paulo menciona algumas delas:
– Louvor (v. 19)
19 falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
– Gratidão (v. 20)
20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
– Submissão (v. 21)
21 Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo.
Alguns estudiosos afirmam que o texto está mostrando formas pelas quais nos enchemos do Espírito. Contudo, esta não parece ser a melhor posição. A expressão “deixem-se encher pelo Espírito” está na voz passiva. Isso significa que não praticamos a ação, mas simplesmente recebemos os efeitos de uma ação praticada por outra pessoa. Nosso papel é simplesmente o de nos deixar encher, ou seja, não atrapalhar. Algumas vezes pensamos que ser cheio do Espírito é algo para poucos, mas a verdade é que todo o cristão deveria ser assim. O problema é que nós, muitas vezes, atrapalhamos o processo.
O que você já deve ter escutado por aí é que existem vários passos para sermos cheios do Espírito. Você tem que acertar a sua vida, você tem que buscar a Deus, você tem que aguardar o momento certo, etc. Ou então, considerando este texto de Efésios, alguns dizem que você precisa louvar a Deus, ser grato, sujeitar-se aos outros, e então você será pleno do Espírito. Mas isso parece contrariar o ensino bíblico que diz que a salvação e a ação de Deus em nossas vidas acontecem pela graça e não por passos pessoais. O que Paulo está dizendo é: “Deus irá enchê-los com o Espírito Santo, apenas não atrapalhem! E quando você forem cheios, a manifestação disso será uma vida de louvor, uma vida de gratidão, uma vida de sujeição”. Dizer outra coisa seria inverter o caminho. Seria algo como dizer que “o Espírito só irá me controlar quando eu primeiro produzir os frutos do Espírito”, quando na verdade é o contrário: “eu só terei o fruto em minha vida quando o Espírito me controlar”.
Quais foram as suas respostas a estas questões? Você passou no teste?
- O que ocupa o seu tempo?
- O que ocupa a sua mente?
- O que controla a sua vida?
Em outras palavras: Quais são as suas prioridades? Será que você está sendo sábio o suficiente para dar valor àquilo que realmente tem importância?
Tags: Efésios Prioridade
