Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos, como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo. (1Pe 3.1-6 NVI)
Parece-me interessantíssimo, às vezes perigoso, a velocidade do que chamamos de moda. Num verão um estilo e uma cor assinalam a moda vigente, noutro, nova cor e novo estilo marcam o presente. Felizmente nem tudo é assim tão rápido. Felizmente, há coisas que não mudam, não perdem sua aparência e seu valor em função do tempo. É fato que todo homem considera, e deve considerar, a beleza exterior da mulher que pretende paquerar e se casar. Ingênuo aquele que ignora o que Deus também criou por fora. Toda filha de Deus deve estar ciente que, ainda que o exterior seja referência de avaliação, o oculto do coração tem inestimável apreciação pelo próprio Deus da criação. Espírito dócil e tranquilo, sujeição ao marido e honestidade são belezas que não se estragam em função do tempo. Eis o tipo de prioridade que toda filha de Deus deve buscar quando se adornar.
Qual é o seu padrão de beleza? A moda dita que ninguém é capaz de permanecer belo se não houver mudança de estilo, cor e enfeites. Por outro lado, ainda que haja lugar para se produzir e se vestir elegantemente, a Bíblia nos ensina a priorizar a beleza que os olhos da face dificilmente enxergam e não são suscetíveis à mudança das estações. Um homem de valor sempre vai além da beleza de uma flor. Ainda que ele não consiga ver a raiz, ele saberá identificar se o solo é fértil por causa da esperança em Deus. Mulheres, continuem lindas, atentando-se especialmente aos adornos que Deus valoriza e os homens piedosos admiram, estimam e desejam.
Tags: 1Pedro Beleza Moda Prioridade
