Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão: “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: Ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for, e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’. (1Rs 2.1-4)
Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. (1Pe 3.7)
Vivemos dias de uma sexualidade confusa. O que é ser homem? O que é ser uma mulher? Será que, da perspectiva de Deus, é suficiente saber se seus cromossomos são do tipo XY ou XX? Ainda que nossa genética defina nosso gênero, ser o homem que Deus espera é muito mais que uma constatação física. O homem que agrada a Deus assume sua sexualidade soberanamente dada por Ele e age em acordo com as responsabilidades que descrevem seu gênero, segundo o caminho do Senhor. Não obstante, o homem que agrada a Deus por meio de sua sexualidade também entende as diferenças entre os gêneros, lidando com as mulheres com amor, respeito e, sobretudo, temor ao Senhor para o cultivo de sua comunhão com Ele. Não se confunda, o homem com h é muito mais do que cantou e interpretou Ney Matogrosso.
Macho ou fêmea, menino ou menina, homem ou mulher? Assim que o bebê nasce, um simples olhar no local correto responde à pergunta. É natural sabermos o gênero de alguém, mas é sobrenatural vivermos a masculinidade ou a feminilidade nos padrões do Criador. Somos dependentes de Sua orientação e poder para desfrutarmos das bênçãos de uma sexualidade adequada e para refletirmos apropriadamente Sua imagem. Atente-se às orientações de Deus e trilhe no Seu caminho.
Tags: 1Pedro 1Reis Hombridade Masculinidade
