Por Fernando Leite
Vimos em nossas primeiras reflexões em 1Pedro, buscando conhecer a fé cristã nas suas origens, que o povo de Deus foi eleito por Ele em tempos passados e eternos. Esse povo escolhido por Deus está de passagem nesta vida, como que peregrinos no mundo, devendo manifestar o amor e a glória de Deus nesta fase temporária. Mas isto pode levantar uma pergunta? Como essa eleição passada alcança o homem no presente?
Pedro responde essa pergunta ao dizer: ‘eleitos… em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo…’. (1Pe 1.2) A decisão de Deus no passado, torna-se realidade no presente devido a ação santificadora do Espírito. Isto é, o Espírito de Deus age em nós de diversas maneiras para que a eleição seja realidade em nossas vidas. Por santificar, devemos entender que Ele nos separou do mundo para um propósito que Deus tem conosco.
O que o Espírito fez? O Senhor Jesus disse que Ele nos convenceria do pecado (Jo 16.8), Pedro disse que o Espírito havia batizado, o que significava que Ele os incluíra no corpo de Cristo, na igreja (At 11.16). Paulo afirma que é o Espírito quem nos dá a nova vida em Cristo, a nós que estávamos mortos em nossos pecados (Tt 3.5). É o Espírito que nos torna filhos e herdeiros de Deus (Rm 8.16). O mesmo Espírito é quem nos sela como pertencentes a Deus, e é nossa garantia de que os compromissos e promessas feitas por Deus sejam concluídos no futuro (Ef 1.13-14).
Pedro acrescenta que Sua ação em nossas vidas é para obediência e aspersão. A obediência contempla a fé que viríamos a manifestar no Senhor, e a aspersão era a purificação dos pecados. No passado eterno o Pai planejou alcançar-nos e nos elegeu. Há 2000 anos o Senhor Jesus sofreu a condenação de pecados que nós cometemos, e que nos condenavam a viver à parte de Deus. No presente, o Espírito de Deus age em nossas vidas viabilizado que desfrutássemos do plano de Deus.
Obrigado ó Pai, ó Senhor Jesus, ó Espírito!
Tags: 1Pedro Espírito Fernando Leite
