Por Fernando Leite
Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. 1Pe 1.14
Nestes primeiros versos de Pedro já vimos que fomos eleitos por Deus (1), santificados pelo Espírito (2), regenerados (3), ganhamos esperança (3), feitos herdeiros (4), protegidos (5)… mas para que isso? Já no verso 2, Pedro disse ‘para a obediência a Jesus Cristo’.
Agora, no verso 14, ele nos chama de filhos obedientes. Obediência é o que caracteriza o genuíno povo de Deus. O próprio Senhor Jesus disse que sinais de poder não são a marca dos seus, mas sim a vida de justiça e integridade caracteriza os seus discípulos. (Mt 7.21-23)
Apesar da nova condição que um filho de Deus tem, ele corre seus riscos, daí Pedro dizer: ‘não se deixem amoldar’, a mesma exortação que Paulo faz. (Rm 12.2) Sofremos pressão do mundo para que assumamos seus estilo de vida, sua mentalidade, seus valores, e somos pressionados pelos desejos da pecaminosidade que ainda está em nós, mas que regia as nossas vidas quando ainda estávamos longe de Deus. Ainda podemos deixar o pecado nos dominar, ainda podemos ceder às pressões do mundo, mas pelo Espírito de Deus somos capacitados a não termos que viver assim. Pelo Espírito podemos ser filhos que se caracterizam pela obediência a Deus.
Qual a sua grande tenção neste dia? Qual a sua grande tentação? Para onde seu coração pecaminoso o que levar? Em que o mundo o tem pressionado? Não se deixe amoldar, mas busque a Deus e Sua Palavra para a vitória.
Tags: 1Pedro Fernando Leite Obediência
