Por Fernando Leite
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo. (1Pe 1.15)
Na história do resgate do povo de Israel, que foi libertado da escravidão no Egito, quando ainda estava no deserto, a caminho da terra prometida, foi lhe dado a seguinte instrução: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’.
O que Deus queria dizer com isso? O que significa ser santo? Podemos associar santidade a muitas coisas como mosteiro, banho frio, silêncio, acordar cedo, olheira, orar, etc., mas estas coisas não se aproximam do sentido de santificar, santidade e santo. Santificar, na língua hebraica, tinha o sentido de cortar, separar para. A ideia é algo ser posto à parte para um outro fim.
Quando se trata de dizer que Deus é santo, significa que Ele é distinto de todas as divindades e ídolos conhecidos e produzidos pelos homens. Diferente da idolatria, Ele é vivo, justo, eterno, reto, poderoso, etc. Assim, a mensagem dada ao povo de Israel depois de libertado era que Ele era diferente das divindades conhecidas do Egito, e que agora o povo liberto tinha como referência um Deus distinto dos deuses que conheciam, e isso demandava adoradores que fossem separados para servir esse Deus, a Seu modo, com novo estilo de vida, cosmovisão, valores e padrões.
Pedro, da mesma forma, pega essa experiência do AT (16), e diz que o povo resgatado pelo Senhor Jesus, os eleitos de Deus, tem como parâmetro o próprio Deus, e que suas vidas devem estar separadas em tudo o que fizerem para Ele. Como isso se dá? A razão da minha vida, é Ele. A cosmovisão que adoto é a dele. A opinião que devo defender é a dele. Os princípios que me devem reger são os dele. A moral que devo ter é a dele. Isso porque fomos comprados por Ele, pertencemos a Ele, e estaremos para sempre com Ele.
Como somos peregrinos neste mundo, que não é nossa pátria, vivemos aqui como representantes dele, como servos dele para fazer Sua vontade. Isso inclui caráter moldado pelo Seu caráter, atitudes pautadas pela Sua, ações determinadas por Ele.
Ser santo significa colocar a vida disponível para Deus, para que em tudo o que fizer, ser regido pela vontade de Deus revelada em Sua palavra. Nisso somos privilegiados, pois diferentemente do mundo corrompido, de nosso coração pecaminoso, esse Deus tem o melhor para nós quando estamos vivendo para Ele e conforme a Sua vontade.
Entregue-se!
Tags: 1Pedro Fernando Leite Santidade
