Por J. C. Ryle
O fato de irmos à igreja e escutarmos sermões não é suficiente. Podemos fazer isso por cinquenta anos e ainda assim não ter tido desenvolvimento no nosso conhecimento ou piedade, mas sim até piorado. Acautelai-vos, diz nosso Senhor, como você ouve. Será que alguém sabe como ouvir apropriadamente? Então deixe-me sugerir três simples regras para você melhor ouvir a um sermão:
- Nós devemos ouvir com FÉ, acreditando implicitamente que cada palavra de Deus é verdadeira e duradoura. Veja o exemplo dos judeus, segundo o autor de Hebreus: Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram (Hb 4.2 NVI – grifo do tradutor).
- Nós devemos ouvir com REVERÊNCIA, relembrando constantemente que a Bíblia é o livro de Deus. Este era o hábito dos Tessalonicenses. Eles receberam a mensagem de Paulo, não como a palavra dos homens, mas como a palavra de Deus (1Ts 2.13).
- Nós devemos ouvir com ORAÇÃO, pedindo a benção de Deus antes do sermão ser pregado. Devemos pedir a benção de Deus novamente quando o sermão for finalizado. Aqui está o grande defeito de muitos: se não pedirem a benção de Deus no sermão, eles também não as têm. O sermão passa através de suas mentes da mesma forma como a água vaza num recipiente trincado, ficando nada para trás.
Resumo:
Precisamos ter estas regras em mente todo domingo de manhã, antes de ouvirmos a Palavra de Deus sendo pregada. Que não nos precipitemos na presença do Senhor com negligência, imprudência e despreparo, como se não fosse importante a maneira como este trabalho é feito. Que tenhamos fé, reverência e oração. Se estes valores forem nossos companheiros, nós ouviremos com proveito o sermão e retornaremos para nossos lares com louvor.
Expository Thoughts on the Gospels: Luke volume 1, [Carlisle, PA: Banner of Truth, 1986], 258-259. {Luke 8:16-21} em J.C. Ryle Arquive
Tradução de Lucas Machado
Tags: Fé J. C. Ryle Oração Preparo Reverência Sermão
