Por Rebecca VanDoodewaard
Existe alguma mãe na redondeza que nunca tenha se sentido culpada pelo seu desempenho como mãe? Umas mais, outras menos – todas nós estamos fazendo ou deixando de fazer coisas que nos fazem sentir culpadas. Quando você está ciente de que uma pessoa dependente, a quem você ama, conta com você para praticamente tudo (de alimentos a cuidados médicos e férias memoráveis), isso gera uma carga significativa de responsabilidade e também peso por um desempenho imperfeito.
Não estou certa, porém, de que os pecados por comissão ou omissão sejam a causa principal da culpa que as mães sentem. Se formos honestas, o maior responsável é geralmente o orgulho e/ou o temor a homens. Queremos ser a melhor mãe da redondeza e/ou não queremos que as pessoas pensem que não estamos cuidando bem das necessidades dos nossos filhos. Queremos que os nossos filhos e as pessoas que nos rodeiam pensem que somos mães fabulosas, que atendem a todas as necessidades. Queremos ouvir que somos maravilhosas ou, pelo menos, que estamos sendo ótimas mães. Muitas vezes, sentimos mais culpa por achar que a quantidade de artesanato (ou de leitura, de esportes, de ________) que fazemos com os nossos filhos não é suficiente, do que por gritar com eles quando estamos atrasadas. Será que é porque deixar de fazer artesanato é um pecado? Não: felizmente, a Bíblia não diz nada sobre criatividade com palitos de picolé e cola. Sentimo-nos culpadas porque a outra mãe faz artesanato com seus filhos e nós pensamos que ficamos para trás. Gritar com os nossos filhos não é um grande problema porque as outras mães não nos veem gritar com eles – se elas nos vissem, nós não gritaríamos.
Isso é muito feio quando soletrado em preto e branco, não é? Já está me fazendo encolher toda, pois vejo esse retrato na minha própria vida. A culpa que muitas vezes carrego não é culpa por eu ser inconsistente na disciplina dos meus filhos, mas porque alguma outra mãe está fazendo _______ para seus filhos e eu não estou. Minha culpa não vem de uma consciência sensível para com Deus, mas de um coração que quer estar à frente das outras mães.
Com certeza também existe a culpa que vem de uma consciência sadia que está fazendo devidamente sua tarefa e indicando-nos onde temos falhado em cuidar dos filhos conforme Deus nos manda fazer. Sentimo-nos culpadas por esquecer de orar por nossos filhos, pela negligência no ensino, ou então pelo egoísmo presente nas nossas palavras e ações, e esta é uma culpa saudável, que deve nos levar ao arrependimento.
>> Continue a leitura em Conexão Conselho Bíblico
Tags: Cruz Culpa Perdão
