Por Paul Tripp
Eu e você precisamos desesperadamente de ajuda.
É difícil de admitir, mas há assuntos que não entendemos e habilidades que não conseguimos dominar. Tentamos nos defender e arrumar desculpas para nossas incapacidades, mas, no fim das contas, nosso histórico de fracassos e pouco discernimento fala por si; precisamos de ajuda.
Mas necessitamos desse apoio mais do que apenas nas tarefas – precisamos de assistência moral também. Nos precipitamos ao falar, tomamos decisões sem sabedoria e desejamos coisas pelos motivos errados. Nós precisamos de ajuda!
Apesar das provas incontestáveis, nós teimamos em seguir adiante nos arrastando, achando que conseguimos passar pela vida por nossa conta. Por quê? Pelo fato de termos caído na armadilha de vivermos duas mentiras bastante sedutoras.
A primeira mentira é a AUTONOMIA. Ela nos diz que somos seres independentes, que temos o direito de fazer o que queremos – quando, onde e como queremos.
A segunda mentira é a AUTOSSUFICIÊNCIA. Ela declara que temos em nós mesmos tudo o que precisamos para perseguir o que quer que a autonomia nos tenha dado aval para desejar.
O que há de tão perigoso nessas duas mentiras? Bem, além do fato de que arrumamos uma enorme confusão quando acreditamos nelas, a Bíblia nos apresenta a realidade da COMUNHÃO.
Desde o princípio, fomos criados para viver em comunhão vertical com Deus e horizontal com os outros. Mesmo antes do pecado entrar no mundo, Adão e Eva tinham comunhão com Deus e um com o outro.
Quando vivemos em devota comunhão com Deus, temos consciência da presença dele e tomamos decisões sábias. E quando vivemos em comunhão intencional e constante com os outros, encontramos sabedoria em uma multidão de conselheiros (Provérbios 11:14).
É muito tentador cairmos em um estilo de vida autônomo e autossuficiente, de maneira que eu tenho me educado a começar cada dia com três orações. Ao recitá-las antes mesmo de levantar da cama, me recordo de minha necessidade de comunhão:
“Jesus, eu sou uma pessoa que precisa desesperadamente de ajuda hoje.”
“Deus, em tua graça, coloca teus ajudadores em meu caminho.”
“Espírito Santo, dá-me humildade para receber essa ajuda quando ela vier.”
Não se intimide com sua falta de habilidades e não tenha medo de levar suas fraquezas a Deus e aos outros. Jesus veio como o Príncipe da Paz para restaurar nossa comunhão com Deus e para nos permitir ter comunhão com os outros. Você vai pedir a Ele essa ajuda hoje?
Original em PaulTrip.com
Traduzido por Eduardo Tavares
Tags: Ajuda Autonomia Autossuficiência Paul Tripp Provérbios Suficiência
