Por Paul Tripp
Já reparou que tudo na sua vida fica gasto?
Aquele casaco que foi amor à primeira vista no shopping agora está surrado, com marcas, manchas e pontas desfiadas. O carrão que você tirou da concessionária já não brilha mais tanto quanto costumava, e agora é só um carro normal, usado, com arranhões e amassados por toda parte.
Seu smartphone e seu tablete já não são mais tão rápidos quanto no dia em que você os ligou pela primeira vez. Seus móveis recém-trocados, a parede pintada há poucas semanas, os carpetes que acabaram de trocar, tudo isso vai se desgastando com o tempo.
Talvez seja algo desestimulante, mas a verdade é que mesmo eu e você nos desgastamos. Nossos corpos envelhecem, ficam mais fracos e cansados. Conseguimos correr, pular ou levantar peso cada vez menos. Estamos, nos deteriorando.
Mas há algo que não se desgasta jamais. Na verdade, é a única coisa na vida que consegue se manter novinha em folha dia após dia.
O que é? As misericórdias do Senhor. Lamentações 3:22-23 diz: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” (NVI)
Tenho certeza de que a maioria de vocês conhece esse famoso verso das escrituras, mas queria aproveitar essa oportunidade de lembrá-los de três misericórdias que são renovadas para nós a cada manhã.
Primeiro: a misericórdia do perdão. Hoje, de um jeito ou de outro, você vai se afastar da glória de Deus (Romanos 3:23). Pode ser até que já tenha acontecido! Precisamos ser perdoados, e Deus nos dá sua mais importante misericórdia na cruz de Cristo (Romanos 3:24-25).
Essa misericórdia, que se renova todos os dias, significa que, quando tropeçamos, não precisamos correr, nos esconder ou culpar outra pessoa. Deus já cuidou do problema. Em vez de nos levantarmos em nossa própria defesa, podemos admitir nossas fraquezas e descansar no sangue derramado de Cristo.
Segundo: a misericórdia da provisão. Todos os dias você vai enfrentar problemas que são maiores que sua sabedoria e mais profundos que sua maturidade espiritual. Então, não precisamos apenas de perdão diário, mas também de ajuda diária.
Deus “nos deu todas coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade” (2Pedro 1.3, NVI), então, quando achamos que chegou o fim da linha, podemos seguir em frente. Podemos encarar a vida mais uma vez, encorajados e com nova esperança, não porque somos capazes disso, mas porque Deus providenciou misericórdias que são perfeitamente adequadas às nossas experiências em um mundo caído.
Finalmente, embora haja muito mais do que apenas três: a misericórdia da transformação. Deus não se contenta em apenas perdoá-lo; não, “aquele que começou a boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6, NVI).
Deus quer remover as imperfeições que ainda há em seu coração. Esse processo pode ser desconfortável, ou até doloroso, mas é feito com amor. Hoje, você vai experimentar a mão amorosa de Deus trabalhando no processo de transformação do seu coração. Você vai aceitar ou rejeitar essa obra?
Tags: 2Pedro Amor Coração Filipenses Misericórdia Paul Tripp Perdão Piedade Provisão
