Por Paul Tripp
Escrevi a vocês na semana passada sobre um dos meus versículos preferidos nos Salmos: “A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.” (NVI)
Por mais que eu amo essas palavras, elas perturbam minha alma porque eu sei que não desejo o Senhor tanto quanto o salmista diz que eu deveria. Então, hoje, quero compartilhar outro salmo que tem dado descanso à minha alma atribulada.
O salmo que está em meu oração nessa semana é o 136. Ele começa com um versículo famoso: “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” E o salmo segue adiante, repetindo esse refrão por mais 25 vezes: “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”
Sempre que Deus fala, eu e você deveríamos nos calar e escutar humildemente, mas quando Deus repete o que diz, deveríamos prestar atenção redobrada. Seguindo esse raciocínio, quando Deus diz a mesma coisa 26 vezes em sequência, é melhor você largar tudo o que está fazendo e focar nisso!
Por que Deus, por meio da pena do salmista, repete que “seu amor dura para sempre” vez após vez? Tenho algumas sugestões de resposta:
Primeiro, o salmista está nos ensinando por meio de uma história, nos lembrando de todas as vezes em que Deus se manifestou com um “amor que dura para sempre”. Quando nós passamos por dificuldades, podemos ter certeza de que Deus não nos abandonou, porque ele nunca abandonou a Israel.
Segundo, é uma lembrança de que nenhuma situação, local ou relacionamento pode nos preencher com esse tipo de amor. Quão frequentemente você tem se desapontado com o amor fraco e cambaleante de outra pessoa? Quão rapidamente seu amor pelas coisas passa? Veja, o Salmo 136 nos lembra vez após vez que a única fonte de amor que realmente satisfaz nossas almas vem do alto.
Terceiro, versículos como esse foram deixados para “destruir” nossos sentimentos de vergonha e fracasso quando não vivemos de acordo com o que diz o Salmo 73:25-26. Nós devemos desejar Cristo mais do que a qualquer coisa no mundo? Sim, esse é nosso chamado, mas quando não conseguimos (e isso vai acontecer), o amor de Deus não vai falhar. Ele foi derramado, desde o princípio, sobre pecadores que não mereciam isso e nunca será removido.
Finalmente, esse Salmo nos lembra 26 vezes da verdade fundamental a respeito de tudo mais que a Bíblia ensina: o amor de Deus dura para sempre. Sem ele, a Escritura é apenas um livro de histórias interessantes e princípios úteis, desprovido de qualquer poder de restaurar o que o pecado destruiu.
Então, hoje, não importa o que você esteja enfrentando, você tem razões para seguir em frente – não porque sua vida é confortável e previsível, e não porque seu amor pelo Senhor é enorme. A única razão é o fato de que o amor do Senhor dura para sempre e foi derramado sobre você por meio do sangue de Cristo.
>> Original em PaulTripp.com
Tags: Amor Paul Tripp Salmos
