Por Paul Tripp
>> Série Relacionamentos
Seja honesto consigo. De um jeito ou de outro, você já se sentiu desapontado em todos os relacionamentos que teve até hoje. É uma experiência que todas as pessoas têm do lado de cá da eternidade. Não significa que você conheceu as pessoas erradas, ou que faltam a você habilidades relacionais. O problema é que cada um desses relacionamentos que você teve aconteceram em um mundo caído.
Você jamais conseguirá se relacionar com pessoas perfeitas. Nunca será capaz de ter aqueles relacionamentos perfeitos, na hora certa e no lugar certo, com condições perfeitas lhe rodeando. Nada disso. Todos os seus relacionamentos são com pessoas caídas, em um mundo caído. E não se esqueça de que você é uma dessas pessoas!
Então como você pode progredir nessa área? Como seus relacionamentos podem se tornar melhores do que são hoje? Permita-me sugerir quatro maneiras de fazer isso:
1. Decida ser realista
Eu amo a maneira chocantemente honesta que a Bíblia tem de falar conosco. É um livro que fala sem quaisquer rodeios. Veja bem: um dos maiores danos aos nossos relacionamentos acontece quando as partes envolvidas não têm uma aceitação das próprias fraquezas e lutas. Além disso, nossas ilusões sobre pessoas perfeitas também são capazes de danificar as relações. Então, o primeiro passo para qualquer nível de mudança é admitir justamente a necessidade de mudar.
2. Decida ser honesto
Outra coisa que atrapalha os relacionamentos saudáveis é o silêncio. Talvez nosso problema seja que nós simplesmente não nos amamos uns aos outros o bastante para ter conversas francas e difíceis, tão necessárias a bons relacionamentos. Se você está se relacionando com uma pessoa falível, cedo ou tarde entrará em contato com as falhas dela. Talvez uma palavra rude, um ato de egoísmo ou um rompante de irritação. Uma reação rápida e amorosa nesses momentos pode evitar que um relacionamento seja distorcido por maus hábitos e subvertido pela amargura.
3. Determine focar em si mesmo
Não, eu não estou recomentando que você seja egoísta. Estou encorajando você a ser humilde. Bons relacionamentos acontecem quando duas pessoas se comprometem com mudanças pessoais e com a busca pelo crescimento. Um autoexame é a chave para que você possa demonstrar amor pelos outros. É muito fácil estar satisfeito consigo mesmo e agir de forma irritada e impaciente quando os outros demonstram suas fraquezas. Quando duas pessoas se comprometem a mudar seus corações, o relacionamento muda e se aprofunda.
4. Determine viver e dar esperança
Há um motivo pelo qual você não precisa se acomodar à situação atual dos seus relacionamentos. Há uma razão pela qual você não precisa entrar em pânico. Existe uma razão pela qual você não precisa fazer suas malas e desistir. A cruz de Jesus Cristo é o epicentro da esperança em todos os relacionamentos. Jesus estava disposto a enfrentar o sofrimento máximo, a rejeição do próprio Pai, para que nós pudéssemos experimentar a reconciliação com Deus e uns com os outros.
Você não é capaz de fazer com que as atitudes em seus relacionamentos sejam as corretas, mas Jesus pode! Ele é o Príncipe da Paz e é capaz de derramar paz duradoura onde antes reinava o conflito. Como ele faz isso? Fazendo algo que não somos capazes de fazer por nós mesmos. Ele muda nossos corações e o resultado é uma mudança radical em nossas palavras e ações. Procure maneiras de direcionar a outra pessoa para essa esperança.
Resumindo: seja determinado. Não se acomode e tenha em vista o que Jesus lhe deu por meio de seu sofrimento e sua morte. Seja honesto nos relacionamentos e esperançoso com relação às mudanças. Você pode agir dessa forma, porque em Jesus Cristo você realmente tem tudo o que precisa para viver em paz com Deus e com as pessoas que ele colocou em sua vida.
Original em PaulTripp.com
Tags: Comunicação Esperança Honestidade Paul Tripp Realidade Relacionamentos
