A maior parte da literatura sobre aconselhamento bíblico, e dos posts e mídias que encontramos na internet, está voltada para o conhecimento e a prática do ministério do conselheiro bíblico: O que o conselheiro deve saber? O que o conselheiro deve fazer? Shannon McCoy, em 5 Foundational Spiritual Disciplines of Biblical Counselors, chama a nossa atenção para um outro aspecto, fundamental: Quem o conselheiro deve ser?
5 disciplinas espirituais fundamentais para os conselheiros bíblicos
Os conselheiros bíblicos são presentes singulares para a igreja. Eles têm uma paixão por entender quem é Deus e como Ele opera em nossa vida. Os conselheiros bíblicos colocam-se fielmente na linha de fogo. Eles estão dispostos a arregaçar as mangas e participar no plano de Deus para ajudar outros a crescerem à imagem de Jesus Cristo (Rm 8.29). No entanto, a utilidade dos conselheiros bíblicos depende diretamente do seu relacionamento crescente com o Senhor.
Como os conselheiros bíblicos podem aconselhar as pessoas de maneira eficaz e adequada com a Palavra de Deus? Eles devem conhecer bem a Bíblia para ter uma cosmovisão bíblica em contraposição à cosmovisão secular. Eles também devem viver aquilo que conhecem. Os conselheiros bíblicos não só devem conhecer o evangelho, mas saber como aplicar o evangelho em primeiro lugar à própria vida. Só então é que podem ajudar e incentivar os aconselhados a deixarem que o evangelho mude sua vida.
Para aconselhar outros de modo efetivamente bíblico, o conselheiro deve ser alguém que cultiva ao menos cinco disciplinas espirituais fundamentais: a dependência do Espírito Santo, a dependência da oração, a dependência da Palavra de Deus, a dependência da adoração e a dependência da comunhão com a igreja.
>> Continue a leitura em Conexão Conselho Bíblico (clique)
Tags: 1Tessalonicenses 2Timóteo Conselheiro Efésios João Mateus Provérbios Romanos Salmos Shannon McCoy
