Por Paul Tripp
>> Série Relacionamentos
Todos nós sonhamos com um relacionamento perfeito. Você sabe, aquele sem discórdias, conflitos, dificuldades de comunicação, brigas intensas, raiva e manipulação. Até conseguimos ver como seria bom. O problema é que nenhum de nós jamais vai realizar esse sonho. Quando acordamos para essa realidade, todos somos confrontados com o fato de que nossos relacionamentos acontecem todos no mesmo lugar – o mundo caído – e com o mesmo tipo de pessoa – os seres humanos imperfeitos (vou lembrar você de novo, você é uma dessas pessoas também!).
Agora você deve estar se perguntando por que Deus escolheria sujeitar-nos a tamanhas dificuldades e desapontamentos. Há algum sentido em tudo isso? Há misericórdia em meio a esse caos? Talvez nesse exato momento você possa estar lidando com tamanho desapontamento em seus relacionamentos de um modo que esteja lhe deixando sem saber o que fazer. Você já se perguntou o que estaria Deus fazendo enquanto isso? Já foi tentado a duvidar da bondade de Deus e questionar o amor dele?
Eis algumas coisas das quais você precisa se lembrar:
1. Deus nunca erra:
Atos 17 nos conta que Deus determinou o exato local onde nós viveríamos e a exata duração das nossas vidas. Sua vida não está fora de controle. O que quer que você esteja enfrentando não é consequência de Deus ter se esquecido de você. Deus não deixou de cumprir as promessas que fez a você. Eu sei que é duro de entender, mas o que você está enfrentando é justamente o resultado da fidelidade de Deus às promessas que fez a você.
2. Deus está no meio do caos junto com você:
O Salmo 46 nos conta que “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação.” Se você é filho de Deus, pode ter certeza de que nunca está completamente sozinho. Se você é filho de Deus, você nunca está em um relacionamento sozinho. Você nunca enfrentou nenhuma dificuldade sozinho. Por quê? Porque Deus está sempre com você, de modo que você sempre tem um lugar onde se refugiar (ele é refúgio), e ele ajuda você em momentos de grande desencorajamento e fraqueza (ele é fortaleza).
3. Deus tem algo de bom para você em meio ao caos:
O principal erro que cometemos na busca por um sentido para nossas vidas e relacionamentos é pensar que sempre que o caos surge, Deus não está trabalhando em nossas vidas. Pensamos que, se ele estivesse lá, as coisas não sairiam do controle. A Bíblia nos diz algo totalmente diferente. Ela fala que, pelo fato de Deus nos amar tanto, ele não está satisfeito conosco da maneira como somos. Ele nos contempla e vê muitas áreas que necessitam de mudanças. Ele não poderia nos amar e, ao mesmo tempo, deixar-nos em nossa imaturidade e fraqueza. Então Deus nos leva a lugares que não queremos ir para produzir em nós o que não conseguimos por nós mesmos – caráter.
E como ele faz isso? Ele usa as experiências difíceis da vida para expor e mudar nossos corações. Uma das ferramentas principais dele são os nossos relacionamentos. Esses caóticos relacionamentos expõem nossos corações, mostram quem realmente somos e nos fazem buscar o tipo de ajuda que só Jesus pode dar.
Eu sei que é difícil encarar a dor e o desapontamento de um relacionamento com problemas. Mas há esperança. Você nunca está sozinho. Aquele que está com você está fazendo uma boa obra e, por causa disso, é realmente possível achar misericórdia em meio ao caos!
Original em PaulTripp.com
Tags: Caos Caráter Desapontamento Dor Esperança Fortaleza Manipulação Misericórdia Refúgio Relacionamentos Salmos
