Por Paul Tripp
Terceiro devocional da série “O Evangelho em sua vizinhança”.
Nas duas últimas semanas, escrevi sobre viver como luz do mundo em nossas vizinhanças. Compartilhei minha preocupação com o fato de que não saímos com frequência do Gueto Cristão e, mesmo quando fazemos isso, não vemos as pessoas como pessoas.
Eis o que quero compartilhar com vocês hoje: somos chamados a encarnar o amor de Jesus Cristo à medida que nos envolvemos nas vidas de nossos vizinhos.
Encarnar significa incorporar, representar em forma humana – é o que Jesus fez quando ele veio ao mundo e se fez carne. Mas também é o que somos chamados a fazer hoje, uma vez que Jesus não está mais fisicamente presente. Em outras palavras, você e eu fomos feitos para viver como os embaixadores visíveis de um rei invisível.
Mas o plano todo vem abaixo se nos tornamos invisíveis em nossas vizinhanças. O primeiro passo é nos envolvermos. Proponho algumas ideias:
- Junte-se a uma associação. Não importa se uma associação de vizinhos ou de empresários do comércio local, esses lugares oferecem oportunidades para que você se conecte aos outros em sua vizinhança. E não se esqueça de que seu envolvimento tem mais a ver com as pessoas do que com os negócios!
- Use seus filhos. Eles oferecem ótimas oportunidades para que você interaja com seus vizinhos. Quer seja nas festas de aniversário dos amiguinhos deles, uma apresentação na escola ou algum dos muitos outros eventos dos quais eles participam, você vai encontrar seus vizinhos o tempo todo, se eles também tiverem filhos. Você está tirando vantagem dessas portas abertas?
- Abra suas portas. Sua casa é um recurso fenomenal em seu ministério. Convide vizinhos para um jantar. Seja o anfitrião de um encontro para assistir à final de algum grande evento esportivo. Compre para seus filhos o videogame mais moderno e convide os amigos deles para virem jogar; convide também os pais deles para fazerem algo com você enquanto as crianças se divertem. Faça de sua casa o lugar mais hospitaleiro de toda a vizinhança.
- Sirva aos outros. Se há alguma pessoa mais idosa em sua rua, pergunte se sua família pode fazer algo por ela. Se você mora em uma vizinhança com casas que têm jardins, pergunte se pode ajudar nos cuidados com a grama e outras plantas. Faça bolos, biscoitos e doe aos vizinhos sem motivo. Provoque a curiosidade de sua vizinhança com demonstrações abundantes de generosidade e amor!
Há muitas outras oportunidades únicas para cada situação; você apenas tem que pedir a Deus que abra seu coração e seus olhos. Aqui está o ponto: você pode fazer parte do plano amoroso de Deus. E à medida que você derrama amor e compaixão sobre seus vizinhos, eles começarão a se perguntar “o que faz com que essa pessoa me ame desse jeito?”
Então você poderá falar sobre a linda história de Jesus.
Tags: Luz Paul Tripp Próximo Vizinhança
