Por Paul Tripp
Série: A família baseada na graça
Este é o quinto e último artigo de minha série “Cinco Palavras que Transformam Famílias”. Recapitulando, já falamos de Rendição, Propósito, Disciplina e Paciência. A palavra de hoje, que conclui a série, é Misericórdia.
Todos nós aprendemos na Escola Dominical que Deus é misericordioso. Quando Davi escreveu o Salmo 51 – uma das passagens mais conhecidas da Bíblia – ele começou com “tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade”. Misericórdia é um termo cristão popular, mas o que ele significa em termos práticos. E, especificamente, como ele vai mudar minha família para melhor?
Talvez essa ilustração ajude: Deus nomeou os membros das famílias como “socorristas” misericordiosos para atuarem quando os desastres causados pelo pecado acontecem.
Se há um prédio em chamas com pessoas dentro, nós ligamos para os bombeiros e torcemos para que os primeiros socorristas cheguem logo ao local. Estes socorristas correm para o prédio para salvar as pessoas que estão lá dentro. O único objetivo deles naquele momento é o resgate.
Um socorrista não entra em um prédio em chamas para condenar os moradores por terem iniciado o incêndio. Ele não entra em um prédio em chamas para dar um sermão sobre como os moradores poderiam ter saído sozinhos, em segurança. Não, um socorrista arrisca tudo na missão de resgate. Ele está ali para salvar pessoas que não podem fazer isso por si mesmas.
Como essa ilustração se aplica? Os membros da sua família (sim, você também!) estão aprisionados em um prédio em chamas, sendo corroídos pelo pecado, e Deus nomeou você o socorrista que será o primeiro a chegar ao local para usar de misericórdia na vida das pessoas que estão ali.
Como funciona: Deus expõe a você o pecado, a fraqueza e as falhas nas vidas das pessoas de sua família, porque ele tem uma missão que envolve a misericórdia nas vidas dos seus familiares. Deus faz com que a misericórdia dele, que é invisível, se torne visível ao nomear socorristas que demonstrarão misericórdia às pessoas que precisam dela.
Misericórdia é a razão pela qual você convive com os pecados de seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e seus pais. Não é acidente, nem aborrecimento – sempre tem a ver com a misericórdia salvadora de Deus.
Mas não entenda mal esse conceito. A misericórdia não nos leva a fazer vistas grossas ao pecado, nem encara falhas morais e rebelião como coisas normais. Ao contrário, a misericórdia leva os socorristas a correr na direção das pessoas que precisam ser resgatadas, em vez de correr na direção contrária.
Ter misericórdia significa não rejeitar ou ignorar as pessoas, nem gritar com elas ou bater a porta e ir embora. Essas são todas ações típicas de julgamentos. A misericórdia me leva ao encontro dos membros da minha família porque eu entendo que eles precisam do resgate de Deus, e eu fui chamado para ser um socorrista.
Mas se um socorrista só se preocupa em ajudar nas situações confortáveis, tranquilas e seguras, ele não entrará no prédio em chamas. Ele simplesmente passará em frente e ignorará o pedido de socorro.
Deus enviou Jesus como um socorrista para resgatar você do pecado. Hoje, por que não aceitar o chamado para ser um socorrista em sua família?
Tags: Família Graça Misericórdia Paul Tripp Salmos
