Por Paul Tripp
Se você tem acompanhado as campanhas dos políticos recentemente nos Estados Unidos, você provavelmente assistiu o discurso exaltado de um candidato à presidência em um comício cheio de eleitores eufóricos. Mas tem algo que talvez tenha lhe escapado. Se você chegasse perto o bastante para observar, notaria um grupo de homens que nunca aplaudia, nem se manifestava.
Você consegue identificar esses homens pelas roupas que eles usam – ternos pretos e óculos escuros – e eles não aplaudem, nem comemoram, por estarem em estado de alerta, formando um escudo protetor ao redor do candidato. Observar esse fato me fez parar para pensar: se eu tivesse seguranças ao meu redor o tempo todo, será que eu teria medo de alguma coisa?
Bem, a verdade é que eu e você não temos uma comitiva de seguranças que nos seguem o tempo todo. Somos pessoas vulneráveis e, em nossa vulnerabilidade, buscamos várias soluções que possam nos dar alguma sensação de segurança. Geralmente, buscamos segurança em alguns dos itens abaixo:
Riqueza
Talvez você trabalhe longas horas ou sempre faça hora-extra, ou talvez passe a maior parte do seu tempo livre checando seus investimentos e formando o pé-de-meia para a aposentadoria. Dinheiro pode resolver um monte de problemas, então, quanto mais tivermos, menos problemas enfrentaremos (ou, pelo menos, é o que pensamos).
Relacionamentos
Ter o amor, apoio e respeito de outra pessoa é algo poderoso, então, você constrói uma rede de parcerias com pessoas que se tornam suas aliadas na vida. Você encontra conforto em relacionamentos harmoniosos e faz tudo que é possível para manter a paz.
Independência
Se você teve sucesso no passado, você procurará segurança em si mesmo. Você confia em suas decisões, sua intuição e seus instintos. Não há muitas coisas capazes de confundir você ou lhe deixar desesperado, e embora você não saiba o que o futuro lhe reserva, você não está muito preocupado com isso, porque acredita ser capaz de lidar com o que quer que a vida lhe traga.
Eis o problema com essas e todas as outras fontes de segurança: a vida está fora do nosso controle. Não importa o quanto nos esforcemos, a riqueza pode ser tirada de nós em um instante. Um acidente ou uma doença pode levar uma pessoa que amamos. O pecado pode fazer danos irreparáveis em um relacionamento. O que nos faz bem-sucedidos hoje não garante o amanhã.
Mas há um outro grupo de pessoas que sente pouca ou nenhuma segurança. Talvez seja o seu caso. Talvez seus dias sejam de constante preocupação, medo e pavor. Talvez você analise excessivamente cada decisão que você toma e se tortura com dúvidas após decidir.
Talvez, você admita, se for totalmente honesto, que não teme apenas as pessoas, as circunstâncias e o futuro, mas teme também algo bem mais próximo: a si mesmo. Você não tem nenhuma confiança em si mesmo e está sempre tentando antecipar qual será a próxima situação em que você vai estragar tudo.
Em meio a esse caos todo da falsa segurança ou da completa falta dela, a Bíblia nos apresenta ao melhor segurança que existe. O Salmo 27:1 diz “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”
É impossível estar em uma situação, ou um lugar, ou em um relacionamento onde Deus não esteja presente. É impossível que qualquer coisa exista fora da esfera de controle dele. É impossível haver alguém mais poderoso que ele. É impossível que algo que ele desejou ou planejou não se torne realidade.
Você deveria se sentir seguro hoje, mas não porque você tem controle ou conhecimento, e não porque você é forte e competente. Não, você está seguro por uma única razão: Deus existe e ele é seu Pai. Ele nunca deixará você. Ele nunca falhará em lhe dar o que você precisa. Ele fará o bem em tudo o que ele prometeu.
Somente ele tem o poder para fazer isso.
Tags: Independência Paul Tripp Relacionamentos Riqueza Salmos
