Por Francisco Cintra
Na condição de cidadãos do mundo, e ao mesmo tempo do Reino de Deus, vivemos nossas tensões sobre o que podemos e não podemos assimilar da cultura mundana. Uma série de aspectos culturais mundanos são assimilados por cristãos; alguns comprometem a fé e precisam ser deixados; outros não trazem qualquer comprometimento da fé; e outros ainda que não comprometam a fé, não são convenientes. Quero lhes falar sobre um destes.
Tatuagem é um destes modismos de nossos dias. A cada dia mais e novas tatuagens são aplicadas ao corpo. Há quem acredite que pelo corpo ser templo do Espírito e por se tratar de uma marca no corpo, um cristão genuíno não pode fazê-lo, mas vou deixar aos teólogos de plantão resolverem essa questão.
Quero falar-lhes como irmão e médico, e apresentar-lhes algumas verdades sobre o assunto, que devem fazer parte de suas considerações de fazer ou deixar seu filho fazer tatuagem, que é um método que utiliza injeção de pigmentos metálicos abaixo da pele, e são de difícil decomposição pelo organismo, por isso os resultados são permanentes. Abaixo segue uma lista de riscos dessa prática:
1) Transmissão de doenças como hepatite, AIDS e bactérias.
2) Alergia aos metais. Estas reações podem se manifestar logo no início ou muitos anos após o procedimento. A alergia é como a amizade. Alguém pode ter um amigo por muitos anos, até que, num dia, um deles ofende gravemente o outro e a amizade desanda e nunca mais volta a ser a mesma. Nestes casos, o único tratamento até agora disponível é a remoção da área da pele tatuada com o uso do bisturi ou laser, resultando em cicatrizes pouco estéticas.
3) Impossibilitar a realização de alguns exames, como a ressonância magnética. Para este exame se utiliza um potente imã para gerar as imagens. A maioria dos metais destas tintas é magnetizada podendo gerar queimaduras. Na região do rosto, por exemplo, na maquiagem definitiva para as sobrancelhas, pode levar a queimadura dos olhos.
4) Estudos demonstram que quase todas as pessoas que realizaram tatuagens se arrependeram em algum momento da vida. Lembre-se que as modas vão e as escolhas ficam, e que a tatuagem é definitiva.
5) Alguns empregadores não contratam pessoas tatuadas, principalmente em atividades que incluam lidar com público, e o STF decidiu ser constitucional colocar restrição em edital de concurso público conforme o cargo requeira.
6) Remover as tatuagens toma tempo, dói, é caro (cerca de R$ 3.000,00 com laser) e deixa cicatrizes. As complicações mais frequentes deste procedimento são queimadura, bolhas, infecção, mancha ou despigmentação (semelhante a vitiligo).
Antes de se decidir por uma tatuagem, pondere sobre os custos e os riscos. Lembre-se de que nosso corpo é o santuário do Espírito Santo e, portanto, devemos zelar por ele. Reflita antes sobre os motivos conscientes e inconscientes que o levam a fazer uma tatuagem. Examinar sua motivação poderá ajudar você a tomar uma boa decisão. Considere o conteúdo destes 2 versículos de Provérbios:
O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento; (4.7)
Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado acaba na miséria. (21:5)
Tags: Francisco Cintra Provérbios Tatuagem
