Por Paul Tripp
Quando foi a última vez que alguém pecou contra você? Como você reagiu?
Na semana passada, escrevi sobre 8 reações pecaminosas que temos, tipicamente, quando somos feridos por alguém: remorso, medo, defesa, recusa, retaliação, reação, julgamento e dúvida. São reações instintivas e compreensíveis, mas que só causam mais problemas aos nossos já turbulentos dias.
Então, como reagir diante do pecado de outra pessoa? Vou sugerir quatro maneiras centradas em Deus, e baseadas na graça:
1 – Corra para o Senhor, não para longe dele.
Em vez de meditar em todas as coisas horríveis que você teve de suportar por causa da pessoa que lhe feriu, examine, medite e reconsidere a beleza do seu Senhor. O Salmo 27 é uma boa passagem para isso; encorajo você a ler este Salmo logo após ler meu texto.
Quando malfeitores atacam você, ou quando os conflitos crescem à sua volta (Salmo 27:2-3), considere o amor, a misericórdia, graça, paciência, fidelidade, brandura, bondade, o perdão e o poder de Deus. Considere que o momento pelo qual você está passando pode não ser contraditório ao caráter de Deus, mas, ao contrário, uma demonstração dele.
2 – Relembre seu lugar.
Sua vida não pertence mais a você mesmo. Sua história não é apenas sua. Você foi acolhido no reino de outra Pessoa, e sua vida é parte do plano e do propósito desse reino (2 Coríntios 5:15).
Não se permita sequer começar a achar que você é o centro do universo. Lembre-se, você foi escolhido para viver para a glória de Deus, e quando você faz isso, você, enfim, alcança níveis de contentamento e alegria que não são atingíveis de nenhum outro jeito.
3 – Aprenda suas lições.
Deus permitiu que você tivesse momento de dor não simplesmente para revelar a si mesmo para você, mas para fazê-lo crescer e ser transformado. Ele decidiu manter você neste mundo caído porque tem o propósito de concluir a obra redentora dele em sua vida. (Filipenses 1:6)
É certo esperar pela graça da libertação e do alívio, e você experimenta isso algumas vezes, mas, em última análise, momentos de dor são também de refinamento. O calor das dificuldades interpessoais nos purifica, e isso é algo de que necessitamos.
4 – Reflita a luz do Senhor
Nas experiências dolorosas, Deus não está apenas querendo que você se submeta à vontade dele, mas também que você incorpore os valores e a obra do reino dele.
Ele chama você a refletir a luz do caráter dele. Ele lhe convoca a sofrer de um jeito que só pode ser explicado pela presença e pelo poder dele na sua vida. Jesus disse: “para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16).
Então, da próxima vez que alguém pecar contra você, lembre-se de que você não está sozinho, e lembre-se de que os acontecimentos não são um acidente ou um descuido da parte de Deus. De uma maneira difícil de entender, você está sendo amado.
Acima de tudo, Deus usará você como um embaixador para expressar o amor perdoador e transformador dele para a pessoa que acabou de lhe ferir.
Tags: 2Coríntios Filipenses Luz Mateus Paul Tripp Pecado
