Por Fernando Leite
Clique na imagem abaixo para ser redirecionado ao vídeo (pregação):
Aprofundando:
Introdução: A mensagem de 11.09.2016 – Oseias – “Deus do amor e fiel”, baseada no livro de Oséias nos mostra o povo de Deus corrompido em meio a dias de prosperidade, a fé daquele povo não era marcada por fidelidade, vivendo em pleno sincretismo religiosos adorando a outros deuses. Situação de extrema similaridade com a igreja evangélica dos nossos dias. Alcançamos uma porcentagem significativa da população, mas os padrões de Deus não se fazem verdadeiros nos nossos dias. A história pregada em Oséias é de salvação!
(1) História de Oséias e Gomer: O livro traz um drama tremendo. 1.2 – Deus manda Oséias se casar com uma mulher adúltera. Ele se casa e desse relacionamento nascem 3 filhos:
(a) Jezreel = mesmo que chamar hoje de auschiwitz, treplica. Jezreel era a historia de um homem que tinha uma propriedade que o rei queria, mas ele não quis vender ao rei, então a rainha simula uma situação e mata aquele homem para ficar com a terra.
(b) Lo Ruama = Não amada, não agraciada, desgraçada. Não era filha de Oséias, mas dos atos de infidelidade de Gômer.
(c) Lo Ami = não meu povo, não é meu filho. Mais uma vez aquela mulher concebe um filho de relações infiéis, seduzida pelo pecado, correndo atrás dos homens e abandonando seu marido.
O 2.2 nos mostra então a situação em que se encontrava o relacionamento deles “não sou seu marido!”. Relação tinha se acabado porque ela levava a vida como bem desejava. 3.1 Mas, Deus ordena que Oséias a trate novamente com amor, assim como o Senhor ama os israelitas! Por isso, ele a compra com prata e cevada. Gômer tinha se metido em encrencas e situações tão críticas que tinha se tornado uma escrava para serviços sexuais ou de casa. Estava em estado deplorável pelas escolhas que fez na sua vida. Deus manda que Oseias vá e compre Gômer, apesar de sua infidelidade. Ele a compra por preço muito menor do que de um escravo normal, por seu estado deplorável. Provavelmente ela valeria menos que isso, Oséias só pagou mais porque ele realmente estava muito interessado. Talvez viciada, empobrecida, fisicamente detonada, Oséias ouve o recado de Deus para que ele a ame novamente e a resgate para que ela seja novamente sua mulher.
(2) Significado da história de Oséias e Gômer: Por que Deus faz isso com esse homem?? Essa mensagem dramática traz o comunicado de que Oséias representa o próprio Deus e o povo é Gômer. Deus tem um pacto com o seu povo assim como o casamento deles. O povo está buscando outros deuses, descumprindo as exigências de Deus, assim como Gômer foi infiel. Isso foi uma figura clara e impactante da nossa relação com Deus. No AT vemos muitas alianças e pactos, por mais que Deus seja bondoso, o pacto sempre envolve responsabilidade dos dois lados! Nos nossos dias é tão fácil dizer que as pessoas são cristas, evangélicas, mas como aceitam-se tantos pecados? Avalie: Talvez você pense que Gômer é um caso extremo e que estamos longe de ser como ela, mas, em alguns aspectos você pode ser tão infiel como Gômer. Identifique-os!
(3) O que caracteriza adultério espiritual? 2.2 – Gômer tinha aparência adúltera e do meio dos seios a infidelidade, ou seja, cuidava de sua aparência para comunicar quanto ela era sedutora. Era comum as mulheres usarem um sactel de perfume que apontava para o compromisso com um homem, mas, Gômer de alguma forma mostrava que estava disponível. 2.13 – enfeitou-se com anéis e joias e foi atrás dos seus amantes, escolhia como se vestia, como se pintava, evidenciava, para impressionar, cativar e seduzir! Buscava a infidelidade. 2.5 – infiel e engravidou de outros homens. De que maneira Gômer ilustra a infidelidade do povo? Avalie: Identifique em que pontos você se assemelha a este adultério espiritual:
• Por um amor raquítico – Os 6.4 – compara o amor com a neblina, orvalho que se desfaz no primeiro sinal de sol. Amor pobre, pequeno e sem profundidade. Cantavam hinos de amor, gratidão com entusiasmo, mas não cumpriam as exigências de Deus! A fé se restringia a declaração, mas na pratica não passava.
• Quebra de aliança – Os 8.1, 2.7 – quebrando a pacto e traindo a Deus.
• Esqueceram e abandonaram o Senhor – Os 8.14, 9.1 – não é simplesmente fruto de esquecimento, ninguém esquece, mas deixa de lado propositalmente e na sequência o abandono.
• Ingratidão e falta de reconhecimento – Os 2.8 – é espantoso como pessoas tem esquecido de ver o que Deus tem feito, não reconhecem.
• Rebeldia – Os 4.16 – como bezerra indomável que não aceita instrução, orientação, laço… levam a vida como bem entendem, só pensam e consideram andar fora dos caminhos, cerca do Senhor.
• Acúmulo de pecados – apenas alguns deles: 5.2 – matança, 5.5 – arrogância, maculado de sangue, assaltantes, sacerdotes que assassinavam, prostituição, adultério, associação a meretrizes, o povo não tinha nenhuma marca de Deus.
• Construção de ídolos – Videira viçosa, quanto mais produziam, mais construíam altares. Os 8.4 – prata e ouro fizeram ídolos. Quando vemos no mundo atual falarem que Deus tem obrigação de nos dar, de nos manter saudáveis esta clara a idolatria.
(4) Que resultados esperar? Gômer ilustra a realidade do povo de Deus. E a nossa sociedade é muito parecida com aquela. Tivemos prosperidade, agora tempos de crise e vemos isso claramente. Não só no mundo, mas também no povo de Deus. Ao invés de viver a vida de acordo com o que Deus deseja e propõe, estão se desgastando e desfazendo como Gômer. Os 4.10 – vida de pecado é um engano, somos sujeitos a sermos enganados. Caminho do pecado não trará satisfação. Pode escolher a promiscuidade que quiser, vai chegar ao ponto de não mais satisfazer. Além disso, o pecado dos pais ia se tornando maldição para as próximas gerações. Na África, em determinados países em que se rompeu com os princípios de fidelidade matrimonial, metade da população morreu por causa da aids. A próxima geração paga o preço. A aventura de nossos políticos atuais, será pago por décadas. Os 4.3 – natureza sofre, terra pranteia, animais do campo, as aves do céu, peixes do mar. Situação da Venezuela sem comida, diversos locais animais aprisionados, animais extintos, natureza da África, Floresta Amazônica se esvaindo. Tudo por conta da desobediência em se andar de acordo com a vontade de Deus! Avalie: Como nação, como família ou como indivíduo, quando você tem experimentado destes resultados.
(5) Ação disciplinadora de Deus: Ação disciplinadora de Deus! – nenhum pecado é ignorado, há uma conta para acertar com Deus! Os 7.2 – eu me lembro, eu estou vendo. Podemos nos iludir que podemos fazer o que quisermos, mas Deus está sendo claro falando que se lembra. Os 4.6 – rejeitaram o conhecimento, os rejeito. Ignoraram a Deus, serão ignorados. Sua ação leva uma reação de Deus, é retribuição. Os 2.10-13 – ninguém as livrara das minhas mãos. Retribuição. Existe um principio básico aqui que Oséias descreve e Paulo usa quando escreve aos gálatas – Os. 7.7 “semeiam vento e colhem tempestade” – Gal 6.7 – “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Não se iluda, Deus vai disciplinar o seu povo! Aquele povo e nós temos o que merecemos quando estamos agindo em desacordo com Deus! Isso seria razoável e justo, mas, isso não é toda a verdade de Deus e nem a tônica da mensagem de Deus no livro de Oséias.
(6) Um amor surpreendente: Deus age com marca da bondade! Olha para o povo destruído e decide restaurar, perdoar e cuidar de novo! Deus manda Oséias comprar Gômer ilustrando esse interesse de Deus em resgatar seu povo rebelde e digno de todo o castigo. Deus não desistiu apesar de tudo! 2.1 – chamem a seus imãos = meu povo – a menina que tinha o nome de “não amada”, mesmo ela, passou a ser chamada de amada, o menino “não meu povo” também virou meu povo. O amor de Deus esta evidenciado desde o capitulo 2 do livro. 2.14-16 – o que Deus mandou Oséias fazer no capitulo 3 e o que ele faz com o povo de Israel com todo carinho e amor! Que Deus é esse? Que amor é esse? O Deus justo que promete castigar, é também o Deus que estende sua graça a quem não merecia. Graça é o favor que não se merece. Mas, não é somente isso, graça é o favor que não se merece, mas também livrar-nos do castigo que merecemos. Vamos ainda além, é tratar com amor e carinho que não merecemos.
Conclusão: o que nos cabe? 6.6 – Deus quer que você desfrute do seu amor leal, que você tenha intimidade com Ele. Por isso, Ele instrui que você semeie aquilo que está de acordo com os seus padrões. Só assim colheremos lealdade. Experimentaremos de um amor desproporcional. O justo seria o castigo, mas, Deus quer nos dar amor. Fazer chover justiça – significa que Ele fará sua vida marcada por integridade e pelo caráter d’Ele. Conduta de acordo com os padrões d’Ele. Ele não somente está pronto para nos libertar da tragédia em que nos enfiamos, mas quer amar! Sou eu que vou capacitá-los para os frutos da justiça. Nós plantamos e ele nos dá chuva. 14.2 – volta, prepara o que falará e peça perdão! A nação tinha futuro e poderia ser resgatada! Volta e pede que eu vou te dar! Quando alguém faz isso: nação, igreja ou indivíduo, Deus diz que curará a infidelidade e amará de todo o coração! 14.6-8 – Deus é quem vai curar, amar e cuidar da nossa restauração! Que Deus é esse? Olhar para a história pensar que isso aconteceu e a nação se manteve rebelde, desapareceram da terra como nação. Mas, o que foi a história de Israel não tem que ser a sua. Há um Deus bondoso, misericordioso e justo que quer fazer diferença na sua vida. Deus quer expressar sua graça e misericórdia!
Tags: Adultério Amor Fernando Leite IBCU Oséias Profetas Profetas Menores
