Por Paul Tripp
Quando foi a última vez que você sentiu vontade de desistir em meio a alguma dificuldade?
No devocional anterior, mencionei que muitos de nós nos sentimos sobrecarregados, mesmo antes de começarmos algo desafiador. Quando ouvimos o chamado de Deus, geralmente avaliamos a complexidade da tarefa que está adiante e comparamos com nosso desempenho recente em tarefas. Muitas vezes, porém, esquecemos de colocar nessa conta o fato de que Deus vai nos acompanhar aonde quer que Ele nos mande ir, de modo que chegamos a uma conclusão imprecisa sobre quão grande é nosso potencial pleno.
Mas, e quando você já deu o primeiro passo? Por que nosso coração se desvia tão facilmente quando enfrentamos obstáculos ou oposição? É um princípio similar àquele da avaliação de nosso potencial: nossa motivação a continuar é tão forte quanto o lugar onde depositamos nossas esperanças.
Talvez, o que temos inadvertidamente tentado fazer é racionalizar e permanecer sobre a areia movediça das coisas falhas e efêmeras, as quais jamais foram criadas para serem o fundamento de nosso propósito, nosso significado e da nossa sensação interior de bem-estar.
Em outras palavras, nosso coração se desvia porque ancoramos nossa esperança nas coisas erradas. Já aconteceu com você? Comigo, sim!
Nenhum ser humano é capaz de ser o alvo da sua esperança; todos nós somos fracos e falhos. Da mesma maneira, nenhuma circunstância é sólida o bastante para carregar suas esperanças; cada situação em que você se envolve é afetada pela fragilidade trazida pela queda, e todas elas estão fora do seu controle. Acumular prazeres físicos ou posses também não vão garantir que suas esperanças se concretizem; todos os prazeres momentâneos estimulam nossos sentidos, mas não satisfazem nosso coração.
Quando você olha na horizontal, procurando uma razão para continuar, você vai, inevitavelmente, perder as esperanças. É precisamente por isso não há conselho melhor para você em momentos assim do que o do Salmo 27:14 – “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”.
Há apenas uma fonte de esperança confiável e estável. Há apenas um lugar de descanso para o seu coração e de certezas para sua alma. Há apenas um lugar confiável no qual você pode encontrar uma razão para levantar a cada manhã e continuar. Há apenas uma fonte de motivação firme o bastante para suportar as tempestades da vida em um mundo caído.
Quando suas esperanças estão no Senhor, quando você encontra nEle a sensação de bem-estar e segurança interiores, e quando ele é a razão que lhe faz seguir adiante quando as coisas ficam difíceis, então, você está construindo sua vida sobre uma base firme e confiável. Quando você espera no Senhor, você coloca suas esperanças nAquele que é a fonte definitiva de tudo o que é sábio, bom e verdadeiro.
Quando você espera no Senhor, você coloca sua segurança nas mãos dAquele cujo poder é imensurável. Quando você espera no Senhor, você encontra conforto nAquele cujo amor é sem limites. Quando você espera no Senhor, você pode descansar na realidade de que Ele governa sobre todas as coisas. Quando você espera no Senhor, você pode viver com confiança, porque sabe que cada uma das promessas dEle é verdadeira. Quando você espera no Senhor, você pode ter esperança mesmo em meio às fraquezas, porque você sabe que a graça dEle é suficiente.
“Espere no Senhor” realmente nos diz tudo!
Tags: Coração Esperança Paul Tripp Salmos
