Por Jean Francesco
Clique aqui caso o player acima não funcione.
O QUE É HALLOWEEN?
Certa vez dois garotos bateram na minha porta e disseram: “Gostosuras ou travessuras?” Além de ter achado engraçado ver os dois meninos rindo com as sacolas cheias de balas e bom bons, isso me fez pensar em toda a polêmica em torno do Halloween. O que é, afinal, o Halloween?
Existem muitas teorias sobre a verdadeira origem do Halloween. A versão mais confiável é que o Halloween é a mistura de duas festas, o “Samhain” dos celtas e o “All Hallows Eve” dos cristãos.
SAMHAIN
A palavra Samhain — a pronuncia correta é Sauen — significa “summer end”, o fim do verão. Para os celtas, povo que vivia nas Ilhas Britânicas na Idade Média, só havia duas estações no ano: verão e inverno. Quando acabava o verão, um novo se iniciava. Qual era o dia que marcava esta transição? Dia 31 de Outubro, o dia da festa Sauen.
Basicamente, o Sauen era uma festa celebrada para os mortos, dirigida pelos druidas, espécie de sacerdotes e sábios da época. Eles acreditavam que o véu que separa o mundo dos vivos e o mundo dos mortos ficava mais fino dia 31 de Outubro, facilitando a relação com os espíritos dos velhos ancestrais.
Faziam uma grande roda, acendiam uma fogueira e davam um banquete. Usavam máscaras para afugentar espíritos maus e ofereciam comida para os espíritos bons. Alguns saiam de porta em porta pedindo comida para alimentarem seus hóspedes espirituais.
ALL HALLOWS EVE
Os cristãos também tem uma festa muito antiga chamada “véspera de todos os Santos”, em inglês: All Hallows Eve. Reuniam-se em casas, nas igrejas, nas ruas e faziam um jejum homenageando os mártires, aqueles que morreram por Cristo, do passado. Com a entrada do cristianismo nas ilhas britânicas e a conversão do povo celta, aconteceu uma mescla entre o Sauen e o All Hallows Eve, em outros lugares apenas Hallow Evening, até chegarmos na palavra Halloween. As duas festas passaram a ser celebradas no mesmo 31 de Outubro.
A Igreja tentou mostrar aos celtas que Cristo venceu o poder da morte. Logo, não é preciso ter medo da morte, muito menos dos mortos, de espíritos e tudo mais. Porém, com o passar do tempo, a Igreja Católica foi se deturpando, inventou o purgatório, venerar santos e os cristãos celtas, no dia 31 de Outubro, saíam para as ruas fantasiados de mártires, indo de porta em porta pedindo doces em troca de orações pelos seus mortos, a fim de tirá-los do purgatório.
REFORMA PROTESTANTE
O dia 31 de Outubro, na Alemanhã também é lembrado como o dia em o monge Martinho Lutero afixou 95 teses na Abadia de Wittenberg, um dos dogmas questionado por ele era o purgatório. Muitos reformados, por isso, faziam vigílias de oração no dia 31 de Outubro para lembrar que Cristo venceu a morte e trouxe a luz de volta para a Igreja. Esse era o Halloween da Reforma.
IMIGRAÇÃO IRLANDESA
No século 19 os irlandeses emigraram para os Estados Unidos e trouxeram a festa deles aqui para as Américas. Desde então a festa só piorou. Com o passar do tempo os irlandeses trouxeram abóboras iluminadas, fantasias macabras e em vez de oração pelos mortos, as crianças começaram a fazer travessuras com aqueles que não davam os doces, daí surgiu o “Trick ou Treat.”
Com o declínio da Igreja, muitas pessoas voltaram a associar a festa com a lenda de que os espíritos dos mortos retornavam ao mundo dos vivos. Mais ainda, por causa do histórico de perseguição da Igreja Católica em relação às bruxas e feiticeiros, esses dois personagens se tornaram os grandes “homenageados” e “vítimas” do dia.
Por isso é comum dizer hoje que Halloween é dia das Bruxas, e de fato, Wiccas, bruxos e feiticeiros são os maiores protagonistas hoje em toda a parte; os evangélicos celebram a Reforma Protestante e raramente alguém se lembra do “All Hallows Eve”, muito menos dos mártires que deram sua vida por Jesus.
CONCLUSÃO
Ah, eu já ia esquecendo; abri a porta para os dois meninos que me pediram gostosuras, chamei eles para entrar, enchi a sacola deles de doces, e a mesma coisa que disse a eles, deixo também com vocês:
1. O mundo celebra hoje o dia dos mortos, mas continua morrendo de medo dela, só Jesus Cristo pode nos dar segurança e vida eterna porque ele é o único que venceu o poder da morte;
2. Vocês dois vem aqui em casa e me pedem doces por um dia, aprendam que Jesus pode dar uma vida doce e gostosa para vocês para sempre.
Tags: Halloween Jean Francesco Reforma
