Por Fernando Leite
Clique na imagem abaixo para ser redirecionado ao vídeo (pregação):
Aprofundando:
Introdução: A mensagem de 25.09.2016, baseada no livro de Amós nos apresentou a mensagem deste profeta aos povos vizinhos e ao povo de Israel. 1.1 – Amós está muito bem situado na história: original do Reino do Sul, cidade de Tecoa, no reinado de Uzias ao sul, e Jeroboão ao Norte. 2 anos antes do terremoto (760 a.C.). Não pertencia a nenhuma ordem ou grupo profético, mas Amós tinha uma convicção muito clara de que Deus tinha falado com ele, dando uma palavra para ser dita ao seu povo (v.2 e 3). Começa falando para uma serie de nações ao redor de Judá e Israel. Apesar de ser originalmente do sul, Amós profetisa em Samaria, Reino do Norte. As profecias podem ser resumidas ao fato daquelas nações terem sido cruéis e desumanas. Israel e Judá ao saber das profecias contra seus inimigos, devem ter ficado animados. Mas, no capitulo 2 Amós passa a falar contra o povo de Deus! Porque Judá rejeitou a lei de Deus (2.4), e contra Israel por seus juízes serem corruptos (2.6).
Quem dá a última palavra? Amazias (sacerdote de Betel) fica bravo com Amós, sendo do Sul, pregando no norte contra aquele povo! Manda Amós embora. Amós então diz que mesmo não sendo um profeta de formação (pastor de ovelhas e coletor de figos) estava certo que Deus o tinha separado e levado para o projeto. Nome de Amós tem o sentido de carregador, talvez por ser levado/carregado por Deus! Não era do ramo, mas tinha convicção que tinha uma mensagem a entregar. Da mesma maneira que ele tinha crescente convicção da mensagem de Deus, ele ia percebendo que o povo não tinha interesse em ouvir a sua pregação. Isso é diferente do nosso tempo? Muitas vezes as pessoas estão ali curtindo a musica, que nada tem de louvor real, mas, a palavra em si não querem ouvir. Algumas vezes o corpo esta aqui, mas, a cabeça em outro lugar. Não esta atento! Amós sabia que tinha uma mensagem pra entregar, mas o povo não queria ouvi-lo. Quem dá a ultima palavra? Povo achava que ignorando Amós estavam dando a ultima palavra, mas nunca é o homem que dá a ultima palavra! Podemos ignorar a Deus achando que damos a ultima palavra, mas isso não funciona com Deus! No dialogo com Deus é sempre Ele quem dá a última palavra. Quando Amós ouviu de Amazias que não podia falar, Amazias pensava estar dando a ultima palavra, mas, termina escutando um juízo especifico para ele (7.16-17). Da mesma forma, não somos você ou eu quem dá a última palavra! Se ouvimos com descredito, isso gerara uma nova reação de Deus! “sacudam o pó” (Mt 10.14), “não de pérolas aos porcos” (Mt 7.6)- Deus está dando uma ultima palavra nesses casos específicos e isso tem implicações. 8.11 – vocês são indiferentes? Vai ter um tempo que procurarão e não falarei mais. Mc 4.24-25 – Seja como for (leitura diária, mensagem, tempo de exortação) você pode ouvir a palavra de Deus, acolher ou pode descartar, mas, com a mesma medida que você mede, você será medido. Nossa reação à palavra determina se Deus nos dará/ensinará mais, ou se seremos desprezados. Não somos nós que damos a última palavra, mas, Deus! São 3 as advertências de Amós que se aplicam também a nós. Avalie: você tem de fato compreendido quem dá a última palavra na sua vida? Quais as implicações práticas da última palavra ser de Deus?
(1) A falsa confiança na eleição: nação de Israel começou através de Abraão, vindo de Ur, vivendo na crença em divindades pagãs, Abraão era um pagão, mas Deus escolheu alcançar aquele homem. Propôs uma mudança geográfica que significada deixar a autoridade de Marduque, deus daquele região. Deus estabelece a aliança com Abraão e dá continuidade com Isaque, Jacó e a descendência de Abraão. 3.2 – o povo estava descansando no fato de serem o povo escolhido de Deus, somos filhos de Abraão, Isaque e Jacó, sou desse povo, Deus me tirou do Egito! Hoje vemos a mesma coisa, sou filho de Deus, nada de mau me acontecerá, posso fazer tudo, esquecendo que a proposta de Deus engloba viver de acordo com os padrões que Deus estabeleceu! Mas, no versículo 3.2 – Deus fala que castigará quem é povo! Não é por ser filho que estará isento da consequência dos seus pecados. I Pe 4.17 – julgamento começará conosco – povo de Deus começa no julgamento. II Co – compareceremos diante do tribunal de Cristo. Somos eleitos, mas não significa que temos a liberdade de fazer qualquer coisa! Deus espera de nós a vida que ele nos propõe. Se levamos a vida fora da orientação de Deus, isso implica castigo. Cuidado! Avalie: quanto as orientações e padrões de Deus tem moldado sua vida?
(2) A ganância e opressão: 4.1 – vacas de Basã se referia às mulheres da comunidade. Amós não fez seminário, não era polido, chamou as mulheres de vacas. Você se ofende com isso? Basã era uma planície muito fértil, as vacas ali eram gordas. Está chamando as mulheres de vacas gordas. Pode imaginar o que isso significa? Elas tinham cumplicidade no pecado dos maridos, demandavam pela vida de altíssimo padrão e eram cúmplices de seus maridos na opressão de servos para que eles mantivessem a riqueza e o luxo. 3.9-10 – roubaram e saquearam riqueza, viviam no luxo, tudo através da opressão, pessoas sofrendo por causa do seu estilo de vida. Não eram assalariados. Não estavam nem ai pro sofrimento do povo (6.5). O povo estava vivendo em dias de prosperidade, mas estavam saqueando os pobres, ajuntando terras que não eram suas. Isso é diferente de hoje? Médicos e dentistas dando medicamentos que lhe deem lucros e prêmios de laboratórios; empregador em empresa ou em casa como é o pagamento dos seus funcionários? Em dia? O empregado depende daquilo! Você está ignorando a situação do pobre? Esta atento para o que esta acontecendo ao seu lado? Nesses tempos de crise, você está atento a necessidade dos que estão ao seu lado? Esta considerando a miséria dos outros? 4.11-12 – está achando que pode levar a vida como quiser? Sem levar em consideração quem sofre? Desperdiçando os direitos de outra pessoa? Vou te castigar por isso! Prepare-se para se encontrar comigo! Avalie: como você tem tratado aqueles que lhe prestam serviços? Empregados em sua empresa, em sua casa, prestadores de serviço? Você está atento às necessidades daqueles a sua volta?
(3) A religião sem obediência: 5.4-5 – busquem-me e terão vida! Eles faziam peregrinação, iam a Betel e Gilgal que tinham templos pagãos! Eram crentes dentro da igreja, mas, quando saiam não eram reconhecidos como cristãos ou, até mesmo, eram conhecidos pela impiedade. Estavam tirando fora o que era principio de Deus! 5.15 – juízes corrompidos, justiça compro metida. Muito semelhante a historia do Brasil! Juízes vendendo sentenças! 5.18-19 – o dia do Senhor descrito como sofrimento e dor! Isso ele está falando para o povo de Deus! O castigo vai chegar!! Deus está dizendo que ser povo de Deus de domingo não funciona! Não vamos dar a ultima palavra, a ultima palavra é do Senhor! 5.21-23 – desprezo suas festas religiosas, suas ofertas, seu louvor, não quero saber dos encontros que vocês tem. Malaquias diz “antes alguém tivesse fechado a porta para não ter o culto”. 5.24 – em vez disso retidão como um rio, justiça! Não quero confissão de boca, mas pessoas marcadas pela justiça e retidão, por viverem em integridade de acordo com os princípios e padrões de Deus! Avalie: na semana que passou, quais foram seus maiores desafios em andar nos padrões de Deus?
Conclusão: Quem dá a última palavra? Ao ouvir uma mensagem dessa, temos que identificar nossas falhas, pesar tudo isso! Lembre-se, quem dá a última palavra é Deus! Se somos negligentes com o que Deus fala conosco, Deus vai acertar nossas contas, agora ou lá na frente. Apesar de nossa sociedade tolerar qualquer coisa, nosso padrão tem que ser quanto Deus tolera. Se você está aqui ouvindo desse Deus pela primeira vez, saiba: Deus o ama, apesar de seus pecados, ele fez um sacrifício enorme para te alcançar, entendendo isso, Ele quer transformar a sua vida! Deus não é um bonachão que tolera tudo que fazemos, mas, sim um Deus que tem um padrão a ser seguido! É tempo de mudança!
Tags: Amós Fernando Leite Profetas Profetas Menores
