Por Fernando Leite
Clique na imagem abaixo para ser redirecionado ao vídeo (pregação):
Aprofundando:
A mensagem de 09.12.2016, baseada no livro de Obadias nos apresentou a mensagem deste profeta. Obadias viveu no tempo de Jeremias e Ezequiel. Pelas pistas que temos no livro, Obadias viveu entre o ano 600/580 aC. Em 586 Jerusalém é destruída, depois de ser cercada em 606 por Nabucodonosor, e o povo foi levado cativo. O nome Obadias quer dizer “servo/adorador de Jeová”. E do nome deste profeta podemos tirar nossa primeira lição. Vivemos em tempos em que louvor e adoração são muito valorizadas, mas de uma forma dissociada do que as escrituras definem como adoração. As duas palavras hebraicas para adoração tem sentido diferentes do que estamos acostumados, primeira = servo, servir e a segunda = prostar-se. O que está na base do conceito da adoração não é cantar, show, êxtase, mas sim servir, prostar-se diante de Deus a seu serviço, reconhecendo quem ele é! Obadias profetizou para uma nação, mas com olho em outra. A mensagem de Obadias era direcionada a Edom, mas, também para acalentar o coração do povo de Judá. Edom tinha uma familiaridade muito grande com o povo de Deus, o patriarca deles era Esaú (gêmeo de Jacó, que deu o nome de Israel para a nação). Os irmãos brigavam desde o ventre de sua mãe, Esaú foi trapaceado por Jacó, criando clima antagônico e obrigando Jacó a fugir. Essa nação falava a mesma língua da nação de Israel, tinham muitas similaridades com eles. Mais de 2/3 do livro estão dirigidos a Edom, mas, no final há uma palavra a Judá. Ele fala a Edom, mas de uma forma que o povo de Judá ouça e também aplique a si. Mensagem que acalenta o coração de Judá. Edomitas não tinham deuses na sua cultura, eles viviam apenas para si mesmos. Autocentrados. Obadias faz uma advertência, comunicação da punição de Deus pelo que os edomitas fizeram. São duas as percepções de Obadias a cerca de Deus:
(1) Deus é soberano: história humana não gira em torno ou em favor do homem, mas mostra a mão de Deus! V.1 – Obadias é um servo do Senhor entregando a mensagem que Deus mandou entregar. Mensagem vem do Soberano Senhor! Todas as coisas estão debaixo do seu controle, do seu domínio! V.1 – “Levantem-se, vamos atacar Edom!” A visão que Obadias apresenta é que existe um Soberano Senhor que determina que as demais nações ataquem a Edom! Edom não era uma significativos e nem expressivos naquele tempo, mas Deus está se mostrando soberano, mostrando que é Ele que levanta nações e reis! Por mais que essas nações aparentemente tenham recursos e motivos para se manter, é Deus quem comanda. V.3-4 – Deus promete os derrubar, fazendo referência à geografia da região. Sumérios, egípcios, babilônios, otomanos, britânico, nenhum império pode definir até quando ira seu domínio! V.5-6 – Deus está dando uma sentença contra aquele povo! V.7 – Edom cairia por meio dos povos amigos, aliados, que comem com você! Isso não é raro na história, os incas, por exemplo, super poderosos caíram nas mãos dos poucos espanhóis que conquistaram seus povos amigos! Império da Inglaterra entra na primeira guerra e sai totalmente desgastado e sem dinheiro, mas, EUA cativa seus amigos e os torna seus aliados, Inglaterra deixa de ser o império hegemônico, passando o poder aos EUA. V.8-9 – destruirei os sábios e mestres – Deus alcançaria quem fazia a mente daquele povo, para depois alcançaria os seus guerreiros. Deus fez assim com a babilônia, é Deus quem convoca as nações e quem define o fim de Edom! Ele é o soberano! Não existe fato que questione a soberania de Deus, ainda que não entendamos algumas coisas que acontecem nas nossas vidas. Avalie: em que ter consciência da soberania de Deus fez diferença na sua ultima semana? Como ela pode fazer diferença nos desafios da próxima semana?
(2) Deus retribuidor: v.15 – o dia do Senhor (dia do julgamento em que Deus daria a sentença à Edom). O mal que eles tinham feito recairia também sobre eles. Como isso aconteceu? Séc. III A.C. os Nabateus conquistaram Edom e os tornaram sem povo valor ou expressão, sec. II a.C. João Hircano obriga os Edomitas a assumirem a identidade judaica. Com a revolta na terra de Israel, Tito destrói a cidade e depois disso não se ouve mais falar dos Idomeus. O julgamento de Deus estava concluído ali. O que levou a Deus ser tão categórico na sentença daquele povo?
•Pecado da soberba – v.3 – arrogância do seu coração! Quem pode me derrubar? Eles eram auto confiantes, arrogantes, presunçosos. Antes de destruir os guerreiros, Deus promete destruir os sábios e mestres! Os arqueólogos não encontram nenhum sinal de crença, ídolos, deuses nos sítios arqueológicos de Edom. Eles achavam que tudo vinha deles! Eles não tinham nenhum tipo de crença. Depois os guerreiros! Por que Deus fez isso? Porque nenhum pecado é tão ofensivo a Deus como o orgulho! Nabucodonosor caiu pela sua arrogância! Pv 6.16 – Deus detesta olhos altivos, soberba, presunção, olhar os outros de cima pra baixo, achar que você pode definir a própria vida, quando é Deus que determina a sua vida, respiração, circulação! Não somos capazes de garantir nem mesmo a nossa vida! Pv 16.18 – Soberba precede a ruina, e altivez a queda. V.3 – arrogância o tem enganado! Quando somos marcados pela soberba, temos uma percepção própria enganosa! A terra deles tinha uma pedra avermelhada, eles escavavam suas habitações nas rochas (cidade de Petra hoje). Isso dava uma segurança própria de que ninguém os alcançaria, até mesmo porque a região é inóspita, em ano de chuva, chove no máximo 30 mm. Deus não gostou da arrogância deles e decidiu derrubá-los. Avalie: quanto você tem desfrutado da dependência de Deus? Ou tem andando altivo com suas pernas?
•Prazer no mal do inimigo – mais até que prazer, eles desfrutavam do mal. Eles viram a destruição de Jerusalém, sofrimento de Judá e o que fizeram? V.11 – Diante da desgraça do povo de Jerusalém eles ficaram por perto e fizeram o mesmo. V.12 – olharam com satisfação, se alegraram, falaram com arrogância, entraram pelas portas, ficaram alegres. Edom, Judá e Israel tinham história antiga de inimizade, os gêmeos Jacó e Esaú lutavam no ventre de Rebeca, disputavam aprovação do pai e mãe, pais tomaram partido! Voltando do Egito, edomitas proíbem judeus de passarem pelo caminho, hostilidade entre eles era habitual. E quando o povo de Israel está passando pela desgraça, o povo de Edom está contente e alegre! Avalie: Você tem alguém que te fez mal nos seus registros? Pessoas na lista de inimigos? E quando vê o mal dele você se alegra e agradece a Deus pelo mal deles? E isso que Edom está fazendo! Pv 24.17-18 – não se alegre quando o inimigo cair, para que o Senhor não veja isso. Se alguém está recebendo o julgamento e justiça de Deus, se nos alegrarmos, Deus promete parar o castigo, porque ele não admite que nos alegremos pelo mal dos outros, ainda que humanamente justificável! Foi isso que o povo fez! V.13 – eles também roubaram a riqueza de Jerusalém, o que os babilônicos não levaram os Edomitas retiraram! Judeu que escapasse com vida, eles matavam! Por isso, foram eliminados para sempre! A arrogância e prazer maldoso não passam desapercebido a Deus! Gl 6.7 – o que semear também colhera!
Conclusão: Dois pecados que Deus disse não tolerar e um juízo! O que podemos esperar disso? E o que podemos aprender disso! Obadias fala pra Edom, com um espelho que Judá possa ver. Mas, no v. 17 parece que ele fala mesmo a Judá! Judá possuirá a sua herança, os exilados de Jerusalém governarão a montanha de Esaú. Edom passa da historia, não fica sinal da sua existência, mas há uma promessa pro povo de Judá. Estão cativos, ansiosos por voltarem a sua terra, e Deus diz que voltarão, vencerão e governarão! E, de fato, homens como Zorobabel, Esdras e Neemias lideram homens que voltam da babilônia e reconstroem a sua terra. E o reino será do Senhor (v. 21). Deus usou povos diversos para disciplinar seu povo desobediente, entre eles os babilônicos, mas quando os edomitas decidem zombar do povo de Deus, Deus passa a os castigar e restabelece seu povo. E o reino será do Senhor. Nosso Deus é soberano, os países que estão em destaque, estão lá porque Deus permite! Os que cometem atrocidades, são punidos por Deus! Ele é soberano e retribuidor! Não tem pecado que não será considerado e julgado por Deus. Por sua misericórdia, Jesus enviado para receber todos os pecados e ser julgado e condenado por cada um! Posso viver em paz com Deus se me chego a esse Cristo, desfrutando do perdão porque ele morreu. Mas, na nossa vida como filhos de Deus não pense que seu pecado passa desapercebido, que seu desejo pelo mal do outro será ignorado, se alguém lhe fez mal, entregue a Deus e isso deixa de ser um problema seu! Não fique esperando o mal dos outros! Se Deus fez isso aos edomitas, quanto mais aos seus filhos! Eu sou o soberano, sou eu que estou no controle! Isso vale na historia humana e na sua vida pessoal.
Tags: Fernando Leite Obadias Profetas Profetas Menores
