Por Paul Tripp
Passamos muito tempo de nossas vidas presos… Pelo menos, nos sentimos como se estivéssemos.
Dirigimos para o trabalho e ficamos presos no congestionamento. Quando finalmente chegamos, lembramos que estamos presos em um emprego frustrante. Trombamos com alguém na igreja e nos prendemos a uma conversa. Talvez por causa justamente da igreja fiquemos presos a controvérsias.
Talvez seu dinheiro esteja preso a um fundo que não rende. Ou talvez você esteja preso a um corpo que simplesmente não consegue se manter saudável. Ou preso a parentes perto dos quais você não consegue estar.
Sentir-se preso pode ser desconcertante, irritante ou depressivo. Mas quero sugerir outro ponto de vista: o de que sentir-se preso pode ser, na verdade, saudável para um cristão, se pensarmos biblicamente sobre isso. Eis aqui quatro razões do porquê:
1 – A sensação de estar preso nos lembra que Deus é mais importante.
Quando nos sentimos presos, geralmente enxergamos o quão além da conta estamos pensando a respeito de nós mesmos e do que achamos que merecemos. Quando ficamos nervosos no trânsito, estamos declarando que ninguém merece estar naquela avenida tanto quanto nós. A realidade espiritual do universo, contudo, é que nunca somos o centro; esse mundo foi criado para servir e celebrar o Criador (Salmo 19:1).
2 – A sensação de estar preso nos lembra que Deus está no controle.
Se nós estivéssemos no controle de nossas vidas e pudéssemos fazer o que quer que desejássemos, nunca nos sentiríamos presos, para começar. Então, essa sensação nos lembra de que não temos o poder definitivo e a soberania. Esse é um lindo choque de realidade. Por quê? Porque há Alguém que faz tudo como lhe agrada (Salmo 115:3), e ele é a definição de tudo o que é bom, sábio, certo e verdadeiro.
3 – A sensação de estar preso nos lembra de que o capítulo final de nossa história ainda não foi revelado.
Nós não temos da habilidade de ver o panorama, a trajetória completa de nossa história de vida. Caímos na armadilha dos desejos momentâneos e sempre falhamos ao pensar no longo prazo. Mas Deus já determinou o exato caminho em que andaremos e como esse caminho resultará na glória Dele e em nosso bem (Genesis 50:20). Jamais seríamos capazes de escrever uma autobiografia que contemplasse tudo o que a história que Ele escreveu sobre nós contempla.
4 – A sensação de estar preso nos lembra de que ainda temos uma fé fraca.
Se formos honestos, admitiremos que não amamos a Deus tanto quanto dizemos que amamos, e não confiamos nos planos Dele tanto quanto pensamos. E uma vez que o Pai dá generosamente aos que carecem (Tiago 1:5), deveríamos usar a sensação de estarmos presos como uma oportunidade de correr para Ele com nossas dúvidas e angústias, em vez de correr para longe dele.
Então, da próxima vez que você se sentir preso, não entre em pânico, nem dê ocasião às dúvidas, raiva, depressão ou culpa. Você estará se sentindo assim porque um Deus bom e amoroso quer que você se lembre de quem Ele é, e de quem está no controle. Ele tem um plano, e o plano dEle é sábio e bom, melhor do que qualquer coisa com a qual você poderia sonhar.
Da próxima vez que você se sentir preso, descanse. Não porque você sabe o que está acontecendo, mas porque você está em comunhão com Aquele que está no controle do que está acontecendo. Descanse, porque Ele incluiu você em algo maravilhoso, mesmo que, no momento, pareça que você está preso.
Tags: Descanso Fé Lembranças Paul Tripp Prisão Soberania
