Por Paul Tripp
1/4 artigos de uma série sobre criação de filhos
Um dos maiores erros que pais cristãos cometem é esquecer. Mas não é esquecer da mala de fraldas do bebê. Não é esquecer de preparar a lancheira do filho para a escola, nem de pegá-lo após o treino.
Nada disso. Há algo muito maior do qual nos esquecemos.
Quando nós, como pais e mães terrenos, nos esquecemos das misericórdias diárias que recebemos das mãos do nosso Pai Celestial, misericórdias que jamais poderíamos merecer ou conquistar, torna-se muito mais difícil para nós educar nossos filhos com misericórdia.
O que é misericórdia? Misericórdia é mostrar um coração bondoso e compassivo a alguém carente disso.
Nossos filhos são justamente assim: carentes. Eles precisam de orientação e proteção, ajuda e resgate, sabedoria e instrução, confrontação e disciplina, paciência e graça, amor e compaixão, apoio e provisão, e eles precisam enxergar a Deus e a si mesmos com precisão.
Não houve um dia sequer em que seus filhos não tenham necessitado de misericórdia. Nós fomos chamados a educar filhos precisamente por causa do pecado, das fraquezas e das falhas deles. Cada momento de tolice e falhas dos nossos filhos deveria nos lembrar do porquê nosso Pai Celestial provê pais aos filhos. Por causa disso, seu chamado primordial como um pai não é o de representar o juízo de Deus, e sim, constantemente estender aos seus filhos a misericórdia que vem Dele.
Sabe, educar filhos tem tudo a ver com ser embaixador de Deus na vida das crianças. Tem a ver com representar fielmente a mensagem de Deus, os métodos e o caráter Dele. Tem a ver com se empenhar para fazer com que a misericórdia invisível de Deus se torne visível, à medida que agimos com misericórdia para com nossos filhos.
Esse é um chamado incrivelmente grandioso e santo, mas você logo perceberá que esse também será, provavelmente, o chamado mais difícil de sua vida. Eu não sei como é com você, mas exercer misericórdia não é natural para mim. Para mim, é natural ser áspero, exigente e impaciente. É natural para mim ficar irritado quando tenho que repetir instruções que acabei de dar.
É por isso que eu preciso ser lembrado constantemente, e acho que você também. Nós precisamos lembrar de todas as misericórdias que nosso Pai Celestial derrama sobre nós, de tal forma que possamos derramar misericórdias também sobre nossos filhos.
Nenhum pai age com misericórdia melhor do que aquele que é relembrado do quanto ele mesmo precisava, desesperadamente, de misericórdia. Então, escreva esses versículos. Eles estão entre meus 8 lembretes favoritos da misericórdia de Deus: Salmo 23:6, 28:6, 40:11, 103:4, 145:9; Isaías 30:18; Efésios 2:4; e Hebreus 4:16.
Pais, permitam-se refletir sobre o quanto vocês precisam da misericórdia de Deus neste exato momento. Reflitam sobre o quanto vocês precisaram da misericórdia dos seus pais enquanto vocês cresciam, e deixem a simpatia crescer em seus corações.
Misericórdia significa que cada ação, reação e resposta dirigida a seus filhos será temperada e moldada por ternura, compreensão, compaixão e amor.
Educar filhos é uma missão para a vida toda, que requer conceder misericórdia com humildade, alegria e profunda intenção.
Tags: Educação de Filhos Esquecimento Misericórdia Pais Paul Tripp
