Por Fernando Leite
Clique na imagem abaixo para ser redirecionado ao vídeo (pregação):
Aprofundando
A mensagem de 13.11.2016 foi baseada no livro de Sofonias. Sofonias é alguém que diferente de outros profetas que estudamos – que tinham atividades menos nobres: Oséias padeiros, Amós coletor de figos e pastor de ovelhas – é alguém que logo no inicio descreve o ambiente de onde vem: Reinado de Josias, trineto de Ezequias, o rei. Ou seja, era alguém da nobreza de Judá. Alguns dizem que era primo do rei Josias. Sua pregação se dá entre os anos de 620 e 600 a.C. e apresenta no texto 5 gerações diferentes entre Ezequias e Sofonias. Sofonias dava valor pra história e, por isso, devemos olhar um pouco da história pano de fundo do livro.
História: Ezequias confiava no senhor e nunca houve ninguém como ele dentre os reis de Judá. Se apegou, seguiu, obedeceu e o Senhor estava com ele e ele era bem sucedido em tudo que fazia. A mão de Deus estava na vida de Ezequias de tal maneira que a Síria não conseguiu conquistar seu reino enquanto ele era rei. Cercam a cidade, mas não consegue jogar uma flecha. Segundo lugar, a maneira que ele agiu permitiu destruir a idolatria do seu tempo. Manasses, por sua vez, era reconhecido por alguém que fazia o pior, o povo novamente se desviou. Pulando Amom e Amarias, chega o tempo de Josias. II Reis 22.8-13 – assim que Joias ouve o livro da lei, ele rasga suas vestes e lidera um avivamento em Osrael. É nesta fase que Sofonias vive, vendo seu possível primo promover uma reforma nacional. II Reis 23.3 – Sofonias tem essa visão de que o povo se alterna entre seguir a Deus e se desviar, e esta vendo a reforma na nação, mas esta crítico porque percebe que essa reforma não alcança a profundidade que deveria ter. Entre os anos de 624 a 620 ocorre a reforma. Contudo, em 1.4 podemos ver que vestígios da adoração a Baal permaneciam em Judá apesar da reforma. A sua profecia não se restringe a Judá, mas se estende a muitos outros povos. 2.13 – destruirá a Assíria, Nínive em ruinas – isso aconteceu em 612, então, Sofonias esta profetizando entre 620 e 612. O dia do senhor, o dia da ira, o dia de testemunhar contra = aparece 20 vezes a expressão de “o dia”, por causa das ações do povo, povo que confessava a Deus, se dedicava a Deus, mas a fé deles não tinha a profundidade que deveria ter. Assim, essa mensagem pode se aplicar muito bem a nós nos dias de hoje. Igreja dos nossos dias confessa que Jesus é Senhor, que a bíblia é a autoridade (mais ou menos), mas, é intenso o desprezo as instruções que Deus dá. Muito real nos dias de hoje considerando que nesta semana foi preso um ex-governador que se dizia Cristão! Com quem Deus estava indignado?? 1.4 – pessoas que participavam do culto: dirigente de louvor, quem canta na frente, músicos. 1.8 – os líderes e os filhos do rei. 1.11 – comerciantes e negociadores 3.3. – juízes; 3.4 – profetas/pastores. 1.12 – qual o critério? Complacentes, deixaram resíduos, “vou procurar com lanterna”, não terá quem se esconda no escuro! Não importa a posição que tem no país, todos serão encontrados. Isso não alcançaria somente Judá, mas as nações em volta: Gaza, Ascalom, Asdode, Ecrom, Quereteus, Canaã, terra dos filisteus. O castigo para Judá era um castigo mais generalizado, atingiria outras nações. Mas, não só as nações próximas, 2.12 – etíopes – temos diferentes traduções para etíopes, alguns falam de cuxitas que tinham dominado o Egito, então era também para a terra do Egito. 2.13 – Assíria, Nínive em ruinas. Essa era a promessa! Em 612 a.C. começou em Nínive; 606 a.C. Judá cai e nações em volta junto, 586 a.C. cai Jerusalém e em seguida o Egito. Babilônios assumem. Por que??
(1)Pelo que é dado o castigo?
(a) Tinha a ver com idolatria!1.5 – dentre o conjunto de deuses canaanitas, Baal era importante porque ele trazia chuva. Quando a estiagem começa era motivado pelo deus Mot, até que na época de chuva, Baal ocupava sua posição de governo e trazia chuva e fertilidade. Como adoravam? Através de relações sexuais imorais e sacrifício crianças. A segunda divindade Moloque. Como o adoravam? Nas janelas, lançavam seus bebes. Faziam promessa, traziam seus interesses, através do sacrifício das crianças. Isso não tem relação com a nossa sociedade que valoriza a promiscuidade? Buscam apenas suas paixões, seus interesses, “se temos prazer não tem problema”! Somos um país com número absurdo de abortos! Faz o que se quer e sacrificam suas crianças! Será que em troca de ganhar mais dinheiro não temos sacrificados nossas crianças? Deixam seus filho, entregando seus filhos para serem sacrificados! A mensagem que Sofonias tinha pra aquele povo se faz real nos nossos dias! Avalie: O que ou quem tem sido seu alvo de idolatria? Você já reconheceu e confessou isso a Deus? Que medidas práticas planeja tomar para mudar essa realidade?
(b) Sincretistas: misturavam com os princípios de Deus com os de Baal e Moloque. 1.9 – evitam pisar na soleira dos ídolos. Samuel 4 – filisteus tomam a arca da aliança e levam consigo. Colocam a arca no templo de Dagom. O que acontece? Pela manha a imagem de Dagom estava debruçada. Põem a imagem de pé novamente e, no dia seguinte, ela está caída diante da arca com cabeça e mãos cortadas que ficam na soleira do altar. Por isso, filisteus não pisavam mais na soleira do altar. E os sacerdotes de Judá, criam o mesmo costume. A mentalidade deles estava alinhada com os pagãos. Avalie: É diferente nos nossos dias? O que tem mais autoridade: professor ou escrituras? Terapeura ou escrituras? Médico ou escrituras? O povo do tempo de Sofonias mantinha uma ligação com as religiões em volta e contaminavam com elas.
(c) Não o buscam – 1.6 – não queriam saber a opinião de Deus! Ai da cidade rebelde, opressora, não aceita correção, não ouve, não se aproxima. Algumas pesquisas que são feitas (não no nosso pais) do povo evangélico, os resultados são escandalosos em relação ao desconhecimento das escrituras. Aquele povo de Judá era o povo de Deus, mas era rebelde, impuro, opressor… reforma de Josias não alcançava o povo de maneira substancial.
(d) Autossuficiência, soberba, arrogância – 2.15 – eu e mais ninguém! Sou suficiente, me basto, defino meu futuro. Da mesma forma, isso acontecia com Nínive e também acontece hoje. Aquele povo era arrogante e insolente, tratava os demais com desprezo, arrogância e exploração. Eles insultaram e ridicularizam o povo do Senhor. Idolatria! Nos nossos dias fazemos os mesmos sem as imagens, tiramos o concreto, mas a idolatria continua no nosso coração. Órgão do governo responsável por receber denuncias do lar diz que depois que começaram a receber denúncias de abusos físicos e sexuais, de fato, houve diminuição do número de casos de abusos físicos e sexuais, contudo, aumentaram os casos de descaso e abandono dos filhos. Em busca de prazer esposas, maridos e filhos são abandonados. A mentalidade não estava pautada nos princípios de Deus! Isso tem sido motivo de levarem a vida com padrões diferentes do que Deus determina: divórcio, aborto, casamento entre pessoas do mesmo gênero. Vamos fazer isso tudo caber dentro da bíblia!! Não é mais o que Deus fala, mas o que a sociedade fala! Por tudo isso, juízo! Avalie: você tem de fato entregado sua vida nas mãos de Deus ou tem vivido por suas próprias forças? Que medidas práticas planeja tomar em relação a isso?
(2) Quando isso se realiza? Isso já se cumpriu sob um aspecto! Entre 625 e 613 a.C. Sofonias prega: 612 a.C. – Assíria destruída, Judá em 606 a.C., 586 a.C. Jerusalém cai, 567 a.C. Egito cai. A profecia se cumpriu. Mas uma parte ainda está por se cumprir! 3.8 – o mundo inteiro será consumido pela minha zelosa ira! Todas as nações passarão por isso! Essa parte ainda não aconteceu! Dentro do plano de Deus, haverá um tempo de isso acontecer. O mundo não continuara assim pra sempre, vivendo com se não houvesse um Deus. Gn 6 – dilúvio, torre de Babel, Sodoma e Gomorra, tantas ações com nações como instrumento de Deus. Mas, em dado momento todas as nações responderão pelo mal que fizeram e fazem! Avalie: Onde está sua esperança?
E nós? Existe esperança pra nós? – todos os profetas tem a visão clara desse juiz Santo, que se ira e dá sua pena sobre a nação! Todos tem um viés que mostra a intenção de Deus marcada pela bondade, misericórdia, compaixão e graça! Ainda que tenha ira, tem bondade! 3.9 – 3.10-11– povo disperso! Há uma ação de purificação do povo de Deus, vinda do próprio Deus! Santo monte não marcado pela soberba é futuro, ainda não chegou! 3.12-13 – Deixarei os mansos e humildes que se refugiaram no nome do Senhor! Lendo esse texto, naturalmente nos lembramos das bem-aventuranças. Ele aponta pra uma sociedade transformada por Deus! Os mansos e humildes e coração reconhecem sua incapacidade de agradar a Deus e confiam na capacidade de Deus. 3.17 – O Senhor, o seu Deus, está no seu meio! Se regozijara em você com brados de alegria! Isso ainda não aconteceu! Aconteceu parte do necessário para que isso se tornar realidade! Deus mandou Cristo para viver entre nós, reconhecido como o próprio Filho de Deus enviado, foi pregado naquela cruz para sermos reconciliados. Hoje é tempo de parar engano, mentira, idolatria, sacrifício dos filhos, promiscuidade, sabendo que a obra será consumada por ele mesmo no futuro. E a marca do relacionamento do povo de Deus é a sua salvação entre nós! Temos que viver no presente com essa perspectiva, não é porque não são consumadas agora que podemos viver como quisermos, precisamos entender o privilegio que é viver no regozijo e amor de Deus. Sofonias escreveu pro povo que tinha uma experiência com Deus, mas não ampla o suficiente. Essa mensagem é pra todos nos que entendemos o que Cristo fez e temos o desafio de viver como Deus ordena! O que falta? Não podemos ser indiferentes!
Tags: Fernando Leite Profetas Profetas Menores Sofonias
