Por Paul Tripp
3/4 artigos de uma série sobre criação de filhos
Se eu lhe perguntasse qual é a melhor, mais prática e útil passagem da Bíblia sobre criação de filhos, o que você responderia?
A maioria dos pais cristãos conhecedores da Palavra correriam para Efésios 6:1-4: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe – este é o primeiro mandamento com promessa – para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”.
Essas são palavras maravilhosamente úteis, mas há outra passagem que quase ninguém menciona quando o assunto é criação de filhos. O trecho, que vem diretamente da boca do Messias, contém tudo que você precisa conhecer e entender para desfrutar do descanso e da coragem necessários a uma boa, piedosa e perseverante criação de filhos.
“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
A Grande Comissão? Sim! Não consigo pensar em nada mais direto e apropriado para todos os pais cristãos. Eis o porquê:
Seu trabalho como um pai cristão é fazer tudo que estiver a seu alcance, como um instrumento nas mãos do Redentor que lhe deu essa tarefa, para persuadir, incentivar e treinar seus filhos a voluntaria e alegremente viverem como discípulos do Senhor Jesus Cristo.
Esse chamado é mais importante que o desempenho deles na escola, ou a contribuição deles para a reputação de sua família, ou o preparo deles para uma carreira, ou a habilidade deles para esportes e artes, ou a transformação deles em adultos agradáveis. Essas coisas são importantes, claro, mas não podemos deixar que elas sejam mais importantes do que uma coisa: discipulado.
Tenho que lhe perguntar: quão empenhado você está em fazer de seus filhos discípulos?
Antes que você responda, tenho que dizer mais uma coisa: a Bíblia nos confronta com o fato de que, como pais, não somos capazes de transformar nossos filhos em discípulos de Jesus Cristo.
Talvez você esteja pensando “como é possível que eu levante da cama toda manhã para uma tarefa que sou incapaz de realizar sem ficar exausto ou desencorajado?” O restante da Grande Comissão responde essa pergunta e é por isso que eu a vejo como a melhor passagem da Bíblia sobre criar filhos.
“Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.” Essas palavras garantem a você que não há nenhum momento, em nenhum local, em que você esteja em alguma situação com seus filhos sem o sábio, cuidadoso e poderoso controle daquele que o colocou nessa situação. Você pode descansar mesmo quando não faz ideia do que pode estar acontecendo, porque aquele que o pôs nessa situação nunca fica confuso ou é pego de surpresa.
“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. O Pai, que envia você para estender braços de graça paternal a seus filhos, vai junto com você. Em cada momento, quando você é chamado por ele para dar graça, você recebe graça. Sempre que você resgata e protege seus filhos, você mesmo é resgatado e protegido. É impossível que seu papel de pai esteja fora da luz da presença dele.
Pais e mães, a esperança de vocês na criação de filhos não está na capacidade, sabedoria, caráter, experiência ou sucesso de vocês. Vocês não estão nessa missão sozinhos. Seu potencial é maior do que sua fraqueza, porque Aquele que não possui fraquezas está com você, e ele faz seu melhor trabalho por meio daqueles que admitem que são fracos e que, na fraqueza, atendem ao chamado dele.
A Grande Comissão resume seu chamado como pai ou mãe e as promessas dela lembram você de onde procurar por ajuda e esperança!
Tags: Autoridade Crianças Discipulado Efésios Filhos Grande Comissão Paul Tripp
