Por Fernando Leite
Clique na imagem abaixo para ser redirecionado ao vídeo (pregação):
Aprofundando
Última das mensagens, 12o profeta. Malaquias pelo contexto que escreve alguns chegam apensar que ele viveu a partir do ano 515, mais precisamente entre 430 e 400. No livro tem uma serie de embates e discussões. E o livro começa dizendo uma advertência. O livro começa tenso, uma discussão entre Deus e seu povo. 6 discussões. Sabem como é o clima de discussão, é desagradável! Vai tentar resolver e piora a situação. Que discussão que vale a pena? “Melhor morar no canto errado do que com uma mulher rixosa”, o mesmo vale pro homem. Mesmo que com a razão, valeu a pena?? Já teve a situação que você discutiu, ganhou a discussão, mas perdeu o amigo? Não dá para discutir com autoridades, mas no texto de Malaquias as discussões são com Deus! As diferenças são entre Deus e seu povo! Vários dos argumentos são também realidades nossas, reclamações que deus tem a fazer sobre você e eu. Vamos olhar pra esse livro pensando na nossa vida, o que nos poe na condição de um debate com deus como esse povo?
(1) Primeira discussão: sobre o amor de Deus – “eu sempre os amei, mas vocês perguntam de que maneira nos amastes?” É uma forma de questionar, mas no fundo tem uma negativa! Deus está dizendo que sempre amou, e o povo está respondendo cinicamente de maneira crítica. E deus argumenta com eles, 2 argumentos para afirmar que os ama: (a) argumento da eleição: Deus tinha escolhido aquele povo para um propósito que ele tinha. Jacó era gêmeo com Esaú, mas Deus amou Jacó e rejeitou Esaú, decidiu pelas Suas razões amar e escolher os descendentes de Jacó. (b) Argumento da preservação: Esaú que teve a descendência conquistada, destruída, não existe herança dos edomitas, mas os decendentes de Jacó estavam preservados. Mas o povo não via, não reconhecia o amor de Deus. Avalie: você reconhece o amor que Deus tem por você? Tem dúvidas?
(2) Segunda discussão: sobre honrar e desonrar a Deus – onde está a honra como pai? Como esta a honra como Senhor? Sao vocês que desprezam meu nome. Deus era tratado como uma coisa menor, não prezavam, mas desprezavam a Deus! Eles perguntam como estamos desprezando? Eles não reconhecem que desonram a Deus, então Deus responde: (a) trazendo comida impura, mesmo assim questionam? Declaravam que a mesa do Senhor era desprezível, que canseira… mesmo que olhar no relógio durante o culto pensando: não acaba??? E riem com desprezo. Olhavam para o culto a Deus com desprezo, pouco caso, sem o amor devido. Como o faziam isso? Animais cegos, aleijados e doentes e não veem mal algum. A Lei determinava que fossem animais em perfeitas condições, mas o povo estava mandando o pior. Desprezo com Deus! Tratavam com mais respeito, honra e consideração as autoridades humanas. Tentem apaziguar a Deus nestes condições! Chega a dizer que melhor seria se fechassem as portas do templo e não tivesse culto! Isso não é culto, respeito e adoração! Preferia que não mantivessem a tradição… do oriente ao ocidente grande é meu nome e vcs estão oferecendo isso que não é nada? Lançarei maldição! Da mesma forma, nos temos outras formas de fazer isso! Campanha de brinquedos na igreja: levaram brinquedos quebrados! Para Deus qualquer coisa serve! Doação para missionários? Qualquer coisa serve. Deus está dizendo para parar com isso. O que Deus esperava era temor desde o pacto inicial, chamou seu povo para levá-lo a serio! Não com desonra. Todos esperam instrução na lei. Espera que seu povo conheça a sua palavra e instrução. Quer o respeito/leva-lo a serio!! Avalie: sua vida expressa respeito, honra e temos a esse Deus?
(3) Terceira discussão: seriam infiéis a Deus? Pergunta: de quem eram essas lágrimas? Não eram lágrimas dos adoradores, porque eles eram tao indiferentes que não pareciam ser deles. Mas, o versículo seguinte faz parecer que as lágrimas eram das esposas deles, pela infidelidade deles com as mulheres de sua mocidade. Maneira que tratam as esposas as fazem chorar. O que fizeram esses homens? Infidelidade, não cumpriu sua promessa de fidelidade. Quando uma casal chega ao altar, isso não é uma união apenas daquele casal, mas, daquele casal dentro do projeto de Deus!! Não temos todos o mesmo pai, não temos pacto com Deus, porque estão sendo infiéis?? Quanto mais a igreja está contaminada pelo pensamento da sociedade, mas a igreja deixa de ser igreja. 120 anos atrás o motivo do casamento era arranjos comerciais, mas inicio do século 20 as pessoas passam a se casar por estarem apaixonadas. Século 21 não e mais importante estar apaixonado, mas enquanto tiver atração e prazer sexual. Nenhum desses motivos é motivo para se casar. O casamento é uma ligação de duas pessoas entre si com Deus, tem um propósito, realidade de ligação com Deus, que comunica, sabedoria, luz e glória de Deus. Deus diz que odeia o divórcio. Não sejam infiéis! Homens estavam abandonando esposas e se casando com mulheres de outros povos! A infidelidade primeiramente a Deus, mas o fato era a infidelidade contra a esposa. Avalie: como está sua fidelidade? Cuidado, amor, zelo, carinho, investimento, atenção com sua esposa/marido? E um privilégio viver com você? Somos fiéis a Deus na medida que somos fiéis no cuidado com nosso cônjuge.
(4) Quarta discussão: Deus seria ou não justo – vocês têm cansado o Senhor com suas palavras. Duas questões: (a) existe certo e errado? Diziam que quem fazia o mal também era igual diante de Deus! Deus está dizendo estar cansado deles. (b) Onde está o Deus da justiça? As coisas estão acontecendo por aí e Deus não faz nada? Nossos dias, podridão brotando de Brasília, onde Deus está? Lembrando de Oséias, Deus diz que algumas horas ele será como a traça e em outras ocasiões como o Leão. Você pode não enxergar o que Ele está fazendo, mas Ele fará justiça! Enviarei meu mensageiro! Anunciado e que ainda está por vir, dando um limpa na nação. Porque os tempos passaram, a sociedade muda, nossos conceitos sobre Deus mudam, mas, Deus não muda: o que é certo, é certo, o que é verdade, é verdade, o que é justo, é justo sempre. E a seu tempo, Deus julgará! Hora final em que todos passarão pelo juízo de Deus! Sociedade oscila em termos de valores e moral, mas Deus não! O que ele estabelece, não muda! Avalie: você está querendo mudar a Deus? Esta achando que qualquer coisa é aceitável diante de Deus? Engano! Acerte sua vida com ele.
(5) Quinta discussão: Deus o acusa de roubarem a Deus – voltem pra mim e eu voltarei a vocês. Povo parece dizer: não fizemos isso! Como é que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Era um princípio nos tempos antigos reservar 10% a Deus, Moisés instituiu 3 tipos de oferta conforme as ordens de Deus: primeira – manutenção da nação de Israel, sendo uma teocracia, equivalia aos impostos de hoje; segunda – poupança para usar para a viagem para as festas instituídas por Deus, adoração; terceira – ajuda aos pobres e necessitados. E aquele povo não estava entregando isso a Deus. Através daquele recurso é que Deus iria sustentar a obra, mas o povo não estava se importando com a obra! Deus não entrava no seu orçamento. A ideia é que eles deviam provisionar as obras de Deus! Deus diz que não ia mais derramar as bençãos sobre eles. Eles roubavam a Deus porque Ele não apareceria no orçamento deles. Deus pode viver sem a Sua oferta, mas você não viverá uma vida Cristã genuína sem ofertar. Se você não faz, você está como o povo roubando e Deus.
(6) Sexta discussão: Deus os acusava de ofendê-lO. Deus não é casca de ferida que se ofende por qualquer coisa, mas Ele se ofende! Povo não percebe como ofendem a Deus! Inútil servir a Deus, o que ganhamos com isso? Já pensou assim? Vale a pena ser crente? Tem que fazer tudo certo, tem disciplina, tem as consequências por nos apresentarmos como cristãos. O que ganhamos? Olha os políticos ricos, dominando o pais, o mal nos os alcança, por que vou seguir a Deus? Consideramos felizes os arrogantes. Podemos passar por isso, quando perdemos o foco correto e entendemos que nosso objetivo é ser rico aqui! Sl 73 – até que percebi o fim deles. Tenho que reconhecer que Deus é bom, andar na vontade dEle, porque teremos implicações eternas. Vida de alguém que leva a Deus mais ou menos é uma droga!
Conclusão: Onde você está? Está levando Deus a sério? Está em disputa com Deus? São 6 discussões que nos fazem avaliar como está nossa vida! Deus discute com eles e pode fazer o mesmo conosco! Cuidado!! As vezes queremos que Deus mude o curso, mas ele está estabelecendo que ele não muda, nós é que temos que nos adequar.
Tags: Fernando Leite Malaquias Profetas Profetas Menores
