Por Paul Tripp
Tenho certeza de que você recebeu, no fim do ano, muitos e-mails, alertas de redes sociais e notificações encorajando você a começar um plano de leitura bíblica em 2017.
Pelo fato de o ano ter começado há pouco tempo, talvez você esteja firme na leitura e feliz da vida! Mas se você se parece pelo menos um pouco comigo – facilmente distraído com um coração inconstante – ler a Palavra de Deus de forma consistente pode ser um desafio.
Eu não vou oferecer nenhum plano ou aplicativo específico. Há muitos excelentes, você pode escolher. Em vez disso, quero lhe dar cinco razões motivadoras para abrir a Bíblia mesmo quando você não está com vontade.
1 – Identidade
O único jeito de você entender de verdade quem você é e a razão pela qual você tem uma vida é olhar para si mesmo pelas lentes da narrativa das Escrituras. É só por meio dessa história que você aprenderá que foi feito por Deus e para Ele, que tudo o que você é e tem vem dele, e que você foi criado para viver por algo infinitamente maior do que você mesmo.
2 – Compreensão
Você nunca saberá tudo que precisa saber para viver segundo o propósito para o qual foi criado por meio de experiências, pesquisa e análises. É por isso que Deus falou com Adão e Eva imediatamente depois de criá-los. Da mesma forma, Deus fala conosco na palavra dele para que possamos conhecê-lo e entendê-lo, e, ao fazermos isso, vivermos da forma como fomos criados para viver.
3 – Consolo
O mundo em que você vive pode ser muito confuso, angustiante e doloroso. Mas a narrativa bíblica nos conforta com outra verdade – a que nosso mundo não está fora de controle. Ao contrário, ele está sob o cuidadoso e pessoal controle do Deus que é a definição definitiva de tudo o que é bom, verdadeiro, sábio e amoroso. Podemos descansar, não porque entendemos o que está acontecendo, mas porque conhecemos Aquele que controla tudo.
4 – Salvação
Esta é a razão principal de Deus nos ter dado sua palavra. Sem ela, não saberíamos que nosso maior problema existe dentro de nós e é chamado de pecado. A história bíblica narra as grandiosas coisas que Deus fez e faz para resgatar, perdoar e livrar-nos de nosso pecado. O evento central dessa narrativa é a Cruz de Jesus Cristo, que nos deu a única coisa que precisamos desesperadamente, mas que não conseguimos por nossa conta – uma nova vida.
5 – Esperança
A história bíblica tem um capítulo final. Um dia, a doença, a tristeza e o pecado desse mundo corrompido terminará. Seremos como Deus e estaremos com ele para sempre. O Autor do Livro garantiu o fim da história ao ressuscitar Jesus dos mortos. Aconteça o que for, podemos ter esperança, porque sabemos que a última página já foi escrita.
Então, neste começo de 2017, não seja impulsionado por um checklist ou plano de leitura apenas motivado pela sensação de cumprir tarefas. Use um plano como ferramenta, mas seja inspirado a ler a Bíblia como história.
Essa história tem um personagem central: o próprio Deus, especificamente na pessoa do Senhor Jesus Cristo. De capa a capa, a Bíblia é uma narrativa da obra maravilhosa dele, e das bênçãos dadas a você por graça.
Essa história muito, muito antiga concede identidade, consolo, salvação e esperança. Ela já se tornou sua história favorita de leitura diária?
Tags: Compreensão Consolo Esperança Identidade Paul Tripp Salvação
