Por Rick Horne
Provérbios fala a respeito de sexo e dinheiro fácil, boas e más amizades, beleza, medo do que os outros pensam de mim, empréstimos descuidados, preguiça e trabalho, prazeres e dor, reações de ira impetuosa, desatenção com conversas insensatas, uma boa ou má reputação. Esta lista poderia seguir por muitas linhas. Declarações incisivas sobre centenas de aspectos da vida de interesse para os jovens e a sabedoria de Deus para lidar com todos eles: é assim que definimos o livro de Provérbios.
Provérbios: um livro para adultos jovens
Provérbios é um livro para adultos jovens. Provérbios 1.4 diz enfaticamente que o livro é para dar aos jovens “conhecimento e bom senso”. A palavra hebraica para jovem, na’ar, é usada centenas de vezes no Antigo Testamento e, na grande maioria das vezes, refere-se a pessoas jovens desde a puberdade até a completa maioridade por volta dos 30 anos de idade. (As cerimônias do Bar Mitzvá para os meninos e Bat Mitzvá para as meninas, aos 13 e 12 anos de idade respectivamente, continuam a marcar na atual cultura judaica a entrada na comunidade como jovens responsáveis).
Na’ar tem a plena competência de um adulto, todas as responsabilidades, mas não toda a liberdade de um adulto maduro. Este é o motivo pelo qual são chamados de adultos “jovens”. Eles ainda estão debaixo da autoridade de seus pais. Provérbios é adequado para jovens, e também para crianças mais novas quando os pais e professores expõem os conceitos de modo a facilitar a compreensão. A brevidade, a natureza poética, a conexão com a vida real e os interesses dos jovens, e o consequente foco em praticar ou não praticar a sabedoria, são trabalhados artisticamente e adaptados habilidosamente para a etapa em que a vida dos jovens é moldada.
A sabedoria de Deus para os jovens
Em meu trabalho com os adolescentes ao longo dos últimos 40 anos, algumas observações sobre a sabedoria de Deus para os jovens destacaram-se para mim em Provérbios. Certamente há ainda outras, mas estas são aquelas que me vêm à mente em primeiro lugar. Os líderes e os pais de jovens devem prestar atenção à abordagem de Deus e devem seguiá-la para poder oferecer conselhos úteis aos jovens.
>> Continue a leitura em Conexão Conselho Bíblico (clique).
Tags: Jovem Rick Horne
