Por David Jones
Trabalho: poucos de nós gostamos da ideia. Não é comum que termos como “trabalho” e “emprego” provoquem sorrisos em nós. Em contrapartida, todos nós gostamos do fim de semana. “Graças a Deus é sexta”, certo? Por que gostamos tanto do fim de semana? Porque não precisamos trabalhar! E quando o alarme toca na segunda-feira de manhã, gostaríamos que ainda fosse fim de semana. Mas será que essa é a perspectiva bíblica? Será que ela satisfaz? Poderia haver alguma qualidade redentora no trabalho? Vamos dar uma olhada mais próxima.
Os estudiosos da Bíblia nos dizem que o conceito de trabalho é mencionado, implícita ou explicitamente, mais de 800 vezes nas Escrituras. Não procurei cada uma dessas referências, mas essa estatística parece razoável para mim. Considere apenas alguns exemplos e ensinos gerais sobre o trabalho que aparecem à medida que você lê a Bíblia.
Por exemplo, como explico em meu novo livro Every Good Thing [“Toda Boa Dádiva”], Jesus era filho de um carpinteiro – um operário – e Jesus tornou-se um também (veja Mateus 13:55; Marcos 6:3). Para algumas pessoas, essa pode ser uma visão desafiadora de Cristo. Muitos preferem pensar em Jesus com uma auréola, como em uma pintura medieval. Para algumas pessoas, parece ofensivo pensar em Jesus coberto de suor e pó, lidando com clientes exigentes, exausto após um dia de trabalho. E mesmo assim, esse é precisamente o Jesus da Bíblia.
Paulo também era um trabalhador manual – um fabricante de tendas (veja Atos 18:3; 20:34). E não só isso, mas ele usou seu próprio trabalho como um exemplo para a igreja, ao escrever:
“Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.” (1Tessalonicenses 2:9)
Claro que Paulo não estava tentando colocar o trabalho manual acima do intelectual, ou vice-versa. Na verdade, ele estava ensinando que aqueles que são capazes de trabalhar, não importando o tipo de trabalho, deveriam fazer isso para sustentar a si mesmos e às suas famílias, em vez de sobrecarregar outros sem necessidade. Esse era o exemplo de Paulo para o povo de Deus enquanto ele pregava o evangelho.
A Bíblia é cheia de ilustrações, exemplos e ensino positivo sobre trabalho. Várias parábolas de Jesus fazem alusão ou incluem exemplos de trabalho: semear, colher, comprar, vender, pescar, apascentar ovelhas, investir, etc. Algumas passagens bíblicas conhecidas contendo ensinos sobre trabalho incluem:
- “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” (Colossenses 3:23)
- “Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma.” (2Tessalonicenses 3:10)
- “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1Tessalonicenses 5:18)
- “pois a Escritura diz: ‘Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal’, e ‘o trabalhador merece o seu salário’”. (1Timóteo 5:18)
Claramente, então, seja em exemplo, seja em ensino, a Bíblia aborda o tópico do trabalho, quase sempre de maneira elogiosa e sempre com uma perspectiva positiva.
Trecho do livro Every Good Work
Publicação original em IntersectProject.org
Tags: David Jones Intersect Trabalho
