Por Paul Tripp
- Por que crianças pequenas querem ser pilotos ou princesas?
- Por que universitários se voluntariam para trabalhar com obras de caridade?
- Por que fãs de esportes ficam tão malucos com uma bola?
- Por que nós anotamos estatísticas e tentamos quebrar recordes?
- Por que filmes e seriados de ficção nos prendem tanto?
- Por que olhamos para nosso passado e nos perguntamos se a vida poderia ter sido diferente?
Porque todos nós estamos tentando viver para algo superior.
O desejo de transcendência – ir além do alcance normal da experiência humana – está em nós porque Deus o colocou lá.
O Criador nos fez para que fôssemos em busca de sentido e propósito. Mais do que nossos corpos físicos, ele nos deu “olhos” capazes de visualizar um futuro, cérebros capazes de inovar e corações capazes de desejar coisas sempre maiores e melhores.
Mas então o pecado entrou no mundo e corrompeu essa busca por mais. Ou paramos de buscar, ou ficamos confusos e nos contentamos em perseguir coisas muito menores.
Com que objetivo eu e você fomos criados? Vamos voltar para o princípio:
1 – Fomos feitos para viver para Deus (Gênesis 1:26)
Pelo fato de termos sido criados por Deus, à semelhança dele, a transcendente glória que nós, humanos, buscamos, quer admitamos ou não, não é um elemento da criação. Nossas vidas foram criadas para serem moldadas pelo contato com nosso Criador.
2 – Fomos criados para viver para a verdade (Gênesis 1:28; 2:16)
Imediatamente depois de criar Adão e Eva, Deus falou com eles – algo que ele não tinha feito com nenhuma outra criatura. Deus nos equipou com habilidades de comunicação justamente para recebermos a revelação da parte dele, as gloriosas verdades que devem moldar tudo o que pensamos, desejamos e fazemos.
3 – Fomos criados para vivermos em comunidade (Gênesis 2:18)
Fomos criados para precisarmos uns dos outros, e essa comunhão acontece em várias formas: irmãos, pais, cônjuges, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, etc. Essa teia de relacionamentos exige que vivamos para algo além de nós mesmos.
4 – Fomos criados para administrarmos (Gênesis 1:28)
Deus construiu o mundo cuidadosamente, e então o colocou sob os cuidados dos humanos. Eu e você fomos criados para sermos residentes e gerentes, cuidando da variedade de maravilhas que Deus criou para refletirem a glória dele.
Qual a importância disso hoje em dia?
É improvável que Deus peça a você que pare tudo que você tem feito e comece algo totalmente novo.
Em vez disso, ele chama você todas as manhãs para se unir a ele, ser guiado pela verdade dele, para se relacionar em sua comunidade e para ser um mordomo dos presentes que ele lhe deu.
Tudo isso em meio às coisas que você já tem feito.
Deus colocou você exatamente onde ele queria que você estivesse. E ele quer que você seja parte de algo grandioso.
Ele quer que você viva para o Reino de Deus, em situações, locais e relacionamentos de sua vida cotidiana.
A poderosa graça dele habilita você a viver para esse reino glorioso, aqui e agora.
Tags: Gênesis Paul Tripp Propósito de Vida
