Por Paul Tripp
Você já disse alguma vez “eu nunca farei isso de novo!” e repetiu o mesmo erro poucos dias depois?
Se você é cristão, em algum ponto da sua caminhada com Deus você sentiu que estava preso em um ciclo de decisões pecaminosas e erros tolos.
Como é que podemos sair dessa prisão e ir para a posição em que Deus quer que estejamos?
Bem, precisamos começar por aqui: algumas vezes, nós não queremos realmente mudar. Vou usar a mim mesmo de exemplo.
Talvez aquele prazer egoísta seja prazeroso demais para mim. Sei que a Bíblia diz que eu não deveria persegui-lo, ou não deixar ele dominar minha agenda, ou minhas finanças, mas há momentos em que meu coração simplesmente ama mais a criação do que o Criador.
Há outras vezes em que quero realmente mudar, mas me sinto preso.
Há 4 palavras com a letra “c” que podem me ajudar em minhas lutas.
Em última análise, essas 4 ações não vão produzir mudança em mim. Só o poder do Espírito Santo e a graça de Deus farão meu coração mudar de maneira permanente.
Mas esses 4 C’s me lembram de como posso colocar meu coração mais perto do Espírito e da Graça de Deus.
Aqui estão eles:
1 – Considerar: o salmista orou “sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração… vê se há em mim algum caminho mal” (139:23-24). O primeiro passo para mudarmos requer que olhemos atentamente o espelho da Palavra de Deus (Tiago 1:23-24) e consideremos o que a Bíblia diz a nosso respeito.
2 – Confessar: Se nós considerarmos com precisão o que a Bíblia diz sobre nós, será muito tentador fugir desse veredicto, ou minimizar a sentença dando desculpas e tentando afogar a culpa. A mudança só acontece quando confessamos que somos o principal problema (como Davi fez no Salmo 51:10).
3 – Comprometer: Uma vez que consideramos e confessamos, devemos sentir o peso e a tristeza pela realidade do pecado. Isso deveria nos impulsionar para a ação. Podemos nos comprometer de várias maneiras, mas há a necessidade de algum planejamento para que saiamos de onde estamos e cheguemos aonde Deus quer que estejamos.
4 – Continuar: Isso soará óbvio – a mudança não acontece até que tenha acontecido. Todos nós, de maneiras diferentes, paramos cedo demais. Falamos sobre mudanças, criamos um plano de ação, mas nunca seguimos adiante, ou seguimos, mas desistimos, desencorajados. O processo de mudança no coração é contínuo, e não um evento.
Então, irmãos e irmãs, continuem considerando. Continuem confessando. Continuem se compromentendo. E continuem a continuar. O Evangelho de Jesus Cristo nos dá a esperança e a ajuda de que precisamos para seguir em frente!
Esteja rodeado de crentes que caminharão com você. Ouça boas pregações da palavra de Deus. Mergulhe na Palavra e ore, mesmo quando não sentir vontade.
Chegará o dia em que o pecado será erradicado. Até lá, nosso Senhor nos deu tudo de que precisamos. Continue encorajado, e testemunhe o Senhor abençoar você com uma colheita de bons frutos!
Tags: Mudança Oração Paul Tripp Salmos Tiago
