Por Paul Tripp
Semana passada, perguntei se você acreditava na existência de Deus. Hoje, quero perguntar algo semelhante, com outra resposta óbvia.
Você acredita na Palavra de Deus?
Antes de responder, lembre-se: a fé cristã é dramaticamente mais do que apenas uma crença intelectual.
Não é suficiente simplesmente acreditarmos que a Palavra de Deus é verdade, viva e eficaz (Hebreus 4:12). Nossa fé na Bíblia e nosso estudo dela deveriam mudar radicalmente a maneira como vivemos no nosso cotidiano.
Eu amo o que Hebreus 11 diz sobre a fé de Abraão e Sara.
“ Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.” (Hebreus 11:8)
“Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.” (Hebreus 11:11)
Estou certo de que esses versículos podem nos ajudar a fortalecer nossa fé na Palavra de Deus. Há dois princípios que se destacam:
1 – Fé na vontade revelada de Deus
A fé cristã é baseada em palavras. Deus falou, e nós temos que ouvir. Nossa responsabilidade como crentes é viver dentro das fronteiras do que Deus revelou por meio da palavra dele.
Nosso chamado não é descobrir a vontade secreta de Deus. Note que Abraão não tentou adivinhar o local para onde estava indo. Ele simplesmente obedeceu o que Deus havia dito.
A fé não tem a ver com tentar descobrir o que Deus vai fazer em seguida na sua vida. Se você gastar muita energia nisso, ficará confuso, desencorajado e, finalmente, tentará destronar o Deus Todo-Poderoso.
Fortaleça sua fé fazendo com que ela seja simples como a de uma criança. Leia a Bíblia. Ouça aqueles que ensinam a Bíblia. Descubra o que Deus revelou, e fique em paz quanto a não conhecer os segredos divinos.
2 – Fé nas promessas de Deus
A fé cristã também é baseada em promessas. O que é uma promessa? Uma declaração de certeza de que alguém fará algo, ou que algo em particular vai acontecer.
Em outras palavras, uma promessa envolve esperar. Tipicamente, o que acontece quando esperamos é que nossa fé enfraquece. Dúvidas, inveja, medo e amargura surgem.
Mas não foi isso que aconteceu com Sara. Em vez de meditar nas próprias emoções, ela meditou na bondade de Deus e adorou ao Senhor enquanto esperava.
Antes de erguer as mãos em desespero por não ser nem um pouco parecido com os heroicos Abraão e Sara, quero lembrar você de algo: esse homem e essa mulher eram crentes completamente falhos.
Eles vagaram fora das fronteiras da vontade de Deus. Eles tentaram adivinhar qual era o segredo. Eles tinham medo do desconhecido. Leia a narrativa da vida deles!
Mas, no fim, Abraão e Sara se comprometeram a deixar que a palavra revelada de Deus e as promessas dele reestruturassem a fé deles, e radicalmente mudasse suas vidas.
Você quer fazer o mesmo hoje?
Tags: Abraão Fé Hebreus Paul Tripp
