Por Paul Tripp
Um dos meus filhos tem uma produtora de vídeo e trabalha com várias das maiores emissoras e dos grandes designers nas cidades de Nova York e Los Angeles.
Ele me disse, certa vez, “se eu fosse compartilhar algumas das minhas visões sobre a vida com algumas pessoas com as quais eu trabalho, elas pensariam que eu sou de outro planeta!”
Mesmo se você mora em uma parte tradicionalmente conservadora do mundo, viver uma fé cristã autêntica, que influencia seu dia-a-dia, deveria fazer com que você se sinta um estrangeiro e um forasteiro (Hebreus 11:13).
O problema é que nós não gostamos de não sermos aceitos. Talvez você ache que o temor de homens não é um problema para mim, mas eu não quero ser simplesmente amado e compreendido – eu quero que gostem de mim, me apreciem, quero ser parte do grupo.
De várias formas, nossa vida seguindo a fé cristã entrará em conflito com os valores da nossa residência temporária. Abaixo, listo algumas coisas que temos de lembrar quando a jornada ficar difícil.
1 – Abrace sua identidade desconfortável
A fé dá a você uma identidade nova em folha. Pedro começa sua primeira carta falando “ aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos”. Ele se dirige aos seus companheiros cristãos como exilados como se esse fosse o nome oficial do grupo.
Quando nós juramos lealdade a um novo Rei, nós abraçamos um novo conjunto de valores, um novo jeito de pensar, e um novo estilo de vida, com novas escolhas. Aceite o fato de que, como um alien, a vida será mesmo desconfortável, e as pessoas naturalmente questionarão as suas decisões.
2 – Entre em contato e simpatize com a cultura
A fé cristã não nos chama a sermos eremitas em um mosteiro; na verdade, é bem o contrário! A intenção é que interajamos com a cultura e com as pessoas perdidas nesse mundo tenebroso. Apenas faremos isso de uma perspectiva completamente diferente.
Ser um alien também não significa ser briguento. Sim, temos que defender a fé e os valores bíblicos, mas muitas vezes fazemos de pequenas questões algo muito maior do que deveria ser. Lembre-se de que nós somos mais parecidos com nossos próximos do que diferentes deles.
3 – Lembre-se do exemplo
O melhor lembrete para vivermos como alienígenas é nosso Senhor e Salvador. Que tal isso como currículo: “Ele era desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristezas e familiarizado com o sofrimento” (Is 53:3). Jesus sabe das coisas pelas quais você está passando, e ele caminha com você a cada passo doloroso do caminho.
4 – Olhe adiante, para uma terra melhor
A Bíblia nos identifica como peregrinos, pessoas dando uma parada temporária antes de chegarem ao destino final. Se as pessoas listadas em Hebreus 11 “esperavam por uma pátria melhor, isto é, a celestial”, nós podemos aprender com o exemplo deles e encontrar motivação para vivermos na fé, olhando para frente, esperando pela cidade que Deus preparou para nós.
Deus não se envergonha de ser chamado nosso Deus. Não tenhamos medo de vivermos como aliens!
Tags: Fé Hebreus Isaías Paul Tripp
