Por Paul Tripp
Você acredita que Deus existe?
Acho que se você está lendo esse texto, você deve acreditar.
Se você acredita na existência de Deus, isso significa que você tem fé, certo?
Sim… mas não é tão simples. De acordo com a definição bíblica, se você tem fé, isso também deveria significar que você foi atraído a Deus, que você busca agradá-lo, e que você valoriza o que ele valoriza (Hebreus 11:6).
É essa a realidade da sua vida hoje?
Serei honesto: sei que minha fé não é sempre tão forte assim. Apesar de eu acreditar totalmente na existência de Deus, há momentos quando eu me sinto longe dele. Há momentos quando eu busco agradar apenas a mim mesmo. Há momentos em que eu valorizo os tesouros da terra mais do que as recompensas eternas.
É extremamente importante que entendamos isso: nossa fé cristã é muito mais do que apenas uma crença intelectual.
Não basta, para ter fé, simplesmente acreditar na existência de Deus. Uma fé forte deveria mudar radicalmente sua vida cotidiana.
E como é que podemos fortalecer nossa fé, levando-a de onde ela está para onde Deus quer que esteja? Há muitos jeitos, mas tenho para você duas verdades nas quais eu tento meditar o tempo todo:
1 – Deus é soberano (Atos 17:26)
“De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.
É fácil para nós proclamarmos que Deus está no controle; é muito mais difícil para nós acreditar, por fé, que ele realmente está. Muitos de nós ficamos paralisados pelos arrependimentos de ontem. Muitos de nós vivemos com medo do amanhã. Muitos de nós queremos demais controlar as situações, os locais e os relacionamentos.
Mas se nós meditamos na soberania de Deus, nossos corações podem descansar, independentemente das circunstâncias externas. Preciamos sempre relembrar que tudo o que vivemos foi escrito antes pela boa vontade de nosso Pai, e nada pode nos tocar se ele previamente não tiver ordenado isso.
2 – Deus é presente (Atos 17:27)
Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.
Se você estudar a história da humanidade, verá que todo líder governou mantendo certa distância de seus liderados. Foi, e ainda é muito difícil para uma pessoa comum ser recebida pessoalmente por um chefe de estado.
Mas não é assim com os cristãos. Lembre-se de que, a qualquer momento, você pode chegar até Deus e tocar o Rei do Universo, o Criador dos céus e da terra. Quando você está tomando banho, dirigindo, tentando dormir no meio da madrugada, você pode se aproximar de Deus e dizer “Senhor, por favor, me ajude. Eu preciso de você.”
Em bons e maus momentos, Deus está gerindo cada detalhe da sua vida, e ele está fazendo isso intimamente. Ao enfrentar o dia de hoje, lembre-se de que sua fé é muito mais do que meramente intelectual: ela é profundamente transformadora.
Tags: Atos Fé Paul Tripp Presença Soberania
