Por Paul Tripp
Você já teve a impressão de que sua fé é como um passeio de montanha russa?
Às vezes, minha vida espiritual se parece com isso.
Há fases em que minha fé parece tocar o céu e ser sólida como uma rocha. Sou confiante nos planos do Senhor para a minha vida, minha identidade está segura só em Jesus, e minha excitação pelo evangelho mal pode ser contida.
E então vêm os pontos baixos, quando o oposto é verdade. Eu sei que você se identificou.
Por que nós experimentamos tantos altos e baixos? Claro que há múltiplas razões, mas, à medida que tenho estudado a Bíblia, aconselhado outras pessoas e examinado meu próprio coração, sempre chego à mesma conclusão:
Para os cristãos, é muito tentador vincular a fé do dia a dia às situações do dia a dia.
Há uma história curta na Bíblia que ilustra essa verdade de forma poderosa. Hebreus 11:23 diz “pela fé, Moisés, quando nasceu, foi escondido durante três meses por seus pais, porque eles viram que a criança era formosa, e não temeram o decreto do rei”.
Será que há algo mais assustador do que a experiência vivida pelos pais de Moisés? O Faraó havia acabado de emitir um decreto que sentenciava à morte todo bebê do sexo masculino. O horror desse momento é difícil de entender.
As circunstâncias da vida dos pais de Moisés não poderiam piorar. Eles tinham todo o direito de estarem aterrorizados. Mas a fé deles nunca enfraqueceu, e eles não tiveram medo.
Como você pode viver om uma confiança semelhante?
Sua fé não pode estar vinculada às situações da sua vida cotidiana, mas ao Senhor, cujas presença, promessa e provisão eternas jamais são alteradas pelas circunstâncias.
Viver pela fé significa que, não importa o que aconteça, você ainda tem razão para continuar. Deus ainda é o mesmo. Os mandamentos dele ainda são válidos. As promessas dele ainda são verdadeiras. A provisão dele ainda é abundante. A presença dele nunca termina.
No dia a dia, mesmo que suas circunstâncias mudem dramaticamente, nada mudou no nível espiritual.
No momento mais aterrorizante da vida, a mãe e o pai de Moisés creram, pela fé, que Deus nunca havia mudado. E eles se apegaram a essa verdade com todas as forças.
Eu amo a Bíblia porque ela conta histórias reais de pessoas reais com medos e dores reais. Esse homem e essa mulher retratados não são heróis da fé. Eles são como eu e você.
Esses cristãos falhos tomaram a decisão de depositarem a fé deles no único herói da Bíblia, que nunca muda, em vez de vincularem a fé deles à montanha russa das circunstâncias diárias. Você não deseja fazer o mesmo hoje?
Tags: Fé Medo Paul Tripp
