Por Paul Tripp
Um dos meus irmãos vivia em uma fazenda, e em um certo verão, pediu minha ajuda para lidar com o feno. Ele estava todo cortado e pronto para ser embalado, quando uma nuvem negra apareceu no horizonte.
A previsão do tempo não anunciava chuva, então não ficamos preocupados… e então choveu por uma semana sem parar. O feno ficou imundo e nós assistimos, impotentes, a milhares de dólares serem destruídos diante dos nossos olhos.
Como meu irmão reagiu? Nunca me esquecerei. Ele disse, de coração, “Paul, essa é a glória de Deus”.
Se você tem irmãos, você sabe que eles estão bem longe de serem perfeitos. Ninguém na família Tripp é mais agraciado, mas, naquele momento, meu irmão creu, pela fé, em um princípio bíblico que mudou a maneira como ele reagiu à vida:
Os obstáculos na vida não atrapalham o plano glorioso de Deus; eles são, na verdade, parte do plano.
Uma das minhas histórias preferidas sobre obstáculos é aquela quando os Israelitas precisavam cruzar o Mar Vermelho, com o exército egípcio no encalço deles.
Era mais do que um pequeno contratempo na estrada rumo à Terra Prometida. Era questão de vida ou morte… ou, mais especificamente, morte ou morte: morte por afogamento, ou morte pela espada.
Dessa história, e de outras como ela, há três coisas que podemos aprender sobre como responder aos obstáculos que enfrentamos na vida:
1 – Aceite que os obstáculos são parte da vida.
A Bíblia é explicitamente clara sobre o fato de que enfrentaremos provas de vários tipos. Não deveríamos ficar surpresos quando Deus mantém a palavra dele e nos purifica por meio das dificuldades.
2 – Siga fielmente as ordens de Deus.
Quando obstáculos aparecem, é impossível não reagir. Mas em vez de reagir com um medo desesperador, deveríamos reagir com calma obediência, seguindo os mandamentos revelados do Senhor.
3 – Espere por intervenção divina.
A intervenção divina simplesmente significa confiar que Deus fará coisas que apenas ele pode fazer. A base da fé cristã é tirarmos a nós mesmos do trono e descansar no Rei que se assenta no trono que está acima dos céus e da terra.
Eu não sei como é com você, mas essa não é minha reação natural quando obstáculos aparecem. Eu geralmente fico surpreso, confuso, com medo, desesperado e impaciente.
Assim também eram os israelitas. Quando eles viram os egípcios se aproximando, perderam toda a compostura. Deus tinha todo o direito de deixar seus filhos na mão, mas ele nunca fez isso, e interveio da maneira mais miraculosa.
Seu Pai fará o mesmo por você. Ele mandará obstáculos, e quando você reagir de forma inadequada, ele perdoará você com alegria, e persistirá pacientemente, enquanto o obstáculo produz maturidade espiritual em você.
Que plano glorioso!
>> Original em inglês em PaulTripp.com
Tags: Fé Paul Tripp
