Por Paul Tripp
Você está sendo tentado agora, ou experimentou alguma tentação bem recentemente? Você tem experimentado, agora ou há pouco tempo, algum tipo de sofrimento sexual?
(Caso negativo, eu tenho certeza que você é próximo de alguém que tem.)
Como seres sexuais com corações pecaminosos, nós deveríamos antecipar a atração das coisas que Deus proíbe. Semelhantemente, como moradores num mundo caído, nós deveríamos esperar pelo sofrimento e, por vezes, que este sofrimento impactará nossa sexualidade.
Apesar dessas inevitáveis realidades desencorajadoras, há uma promessa encorajadora na Escritura que ultrapassa qualquer coisa que um dia enfrentaremos.
Eu amo as palavras de Romanos 8.31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Há muitas formas das quais eu poderia comunicar como Deus é por você, mas eu quero focar em três princípios fundamentais que vêm da mesma discussão de Romanos 8.
Deus é por você… Com uma graça desconfortável (vv.18-25).
As lutas sexuais que você enfrenta não são um sinal de que Deus se esqueceu de você ou lhe abandonou. Ele o colocou em um mundo caído e em um corpo quebrado porque Ele está lhe dando a redenção, não uma situação ideal de conforto e prazer.
Nas mãos do nosso Redentor, este mundo gemido se tornar uma ferramenta de Sua transformação, refinamento e graça que transforma o coração. Deus usa a corrupção sexual que está a nossa volta para expor nossos corações errantes. Não, Ele não irá nos tentar a pecar, mas Ele usará o caos deste mundo para nos guiar mais profunda e consistentemente para segui-lO.
Deus é por você… Com um suprimento da graça (vv. 26-32)
Diversas vezes a batalha contra a tentação é muito grande, muito desencorajadora e tão emocionalmente pesada que você nem sabe como orar. Nestes momentos, Deus não deixa você só. De fato, O Espírito Santo leva seus gritos em palavras de graça ao Pai.
Além disso, a Cruz de Jesus Cristo é nossa garantia que em todos os nossos desafios com o sexo, não importa quem sejamos e quais estas dificuldades sejam, Deus dará tudo o que precisamos. Se Ele voluntariamente deu seu Filho, nós podemos descansar na segurança que Ele alegremente suprirá o que nós não conseguimos suprir para nós mesmos.
Deus é por você… Com uma graça inseparável (vv. 33-39)
Incontáveis pessoas já me disseram nas sessões de aconselhamento: “Eu acho que cheguei tão longe que Deus já desistiu de mim.” É uma mentira cruel do Inimigo de que Deus um dia desistiria de qualquer uma de suas crianças que ele comprou com sangue.
O final de Romanos 8, famosamente nos assegura de que nós nunca nos depararemos com algo que tenha o poder de nos separar do amor dAquele que generosamente nos abençoou com a sua presença e graça.
Perceba, este mundo, com toda a sua distorção sexual, confusão e sedução não consegue nos separar do amor de Deus. Seu momento mais sombrio de devaneios sexuais e derrotas não podem lhe separar do amor de Deus. O amor dEle por você é eterno.
Assim, se Romanos 8 está certo sobre quem Deus é e sobre o que Ele já nos deu por meio de Jesus Cristo, então nós deveríamos ser a comunidade mais honesta da Terra, porque nós sabemos que tudo o que é conhecido ou exposto já foi totalmente coberto pela Sua maravilhosa graça.
Por que nós não falamos honesta e esperançosamente sobre nossas dificuldades sexuais e sofrimento?!
Tradução de T. Zambelli
Original em PaulTripp.com
Tags: Honestidade Liberdade Paul Tripp Pecado Sexo Tentação
